X
X

Buscar

A falta que a falta faz

No vídeo que viralizou na internet (já são mais de 5 milhões de acessos!), a Youtuber Jout Jout lê o livro A parte que falta do autor Shel Silverstein. Ele, que já é autor do também famoso A árvore Generosa, escreveu e ilustrou o novo título. Sua assinatura, a ilustração de traços simples e em preto e branco, alcançam a possibilidade de comunicar o que não é dito. Livros para crianças, mas que tem o poder de tocar fundo qualquer criança grande.

No A Parte que Falta acompanhamos a história de um ser que se sente incompleto. Algo lhe falta. Ele parte em busca de completar esse buraco. Por vezes pensa que encontrou a parte que faltava. Mas ela já era parte era parte de si mesma – não queria ser parte de ninguém. Ou a parte se encaixou tão bem o impedia de fazer as coisas que ele mais gostava! Ele seguia em busca de completar essa falta: morros acima, morros abaixo, na chuva, no frio. Seguia! Por ser incompleto não conseguia seguir muito rápido, mas pelo mesmo motivo podia parar para fazer pequenas coisas que o alegravam muito!

Em comparativo com a vida real, podemos tirar muitas lições. A primeira diz respeito a atrelar nossa felicidade a algo ou alguém. Será que realmente precisa ser assim? Ainda, a importância de que tudo é trampolim para uma nova experiência. Mesmo na parte que se perde existe a possibilidade de um novo começo. Tudo é caminho: a parte que não encaixa, a que sobra, a que não quer ser parte.

Agora quando o foco está “no que falta” não sobra espaço para perceber o que já se tem. Sejamos justos: sempre há de faltar algo, mesmo nas melhores condições, falta algo. Que tal tirarmos a importância do que falta para colocar no que já é?

Por isso precisamos mudar a pergunta: Qual a parte que NÃO te falta?


Claudia Sandri
– psicóloga