X
X

Buscar

Família brusquense viaja pela América Latina vendendo pizza em ônibus adaptado

Samuel e Morgana se estabeleceram na cidade há cerca de dois meses e abriram o food truck Buena Onda

Num ônibus remodelado e transformado numa casa itinerante, o casal brusquense Samuel e Morgana de Oliveira viaja pelo Brasil e pela América Latina vendendo pizzas e lanches. Os dois viajam juntos há cerca de dois anos e meio, mas o “Buena Onda”, como é chamado o veículo, já existe há mais tempo, desde quando Samuel optou pela vida na estrada, há cerca de quatro anos.

Leia também:
IGP conclui laudo sobre a morte de Ana Paula Benaci

ONG que realizou projeto em Brusque terá que devolver R$ 11 milhões à União

A ideia de morar no ônibus surgiu quando Samuel quis unir a vontade de viajar com o trabalho. “O prazer de viajar e desbravar novos lugares fez com que eu migrasse a minha pizzaria para dentro do ônibus, e deu certo. A gente tem um estilo de vida diferente, podemos estar em vários lugares diferentes, levando nosso produto para as pessoas”, conta. Em Brusque, o pizzaiolo era dono da pizzaria Coração Melão, no bairro Santa Terezinha.

Na companhia da filha Pillar e da cachorrinha Noah, o casal percorre diversas cidades do estado e também de fora, vendendo as pizzas e hambúrgueres artesanais que preparam na cozinha do ônibus. Além de local de comércio, o ônibus é também a casa da família, que há dois meses se estabeleceu na cidade natal dos dois.

Num terreno na rua Germano Hoffmann, no Centro, o casal estacionou os food trucks e abriu a Buena Onda, aproveitando o nome do ônibus. Três veículos estão estacionados no local: o ônibus-casa, o micro-ônibus onde vendem os hambúrgueres e um terceiro ônibus, que, por enquanto, está à venda.

Viajar fazendo pizza
“Nós nos conhecemos e, depois de seis meses de namoro, decidimos casar. Quando casamos, o ônibus ficou pronto e nos mudamos”, conta Morgana, que decidiu largar a profissão de advogada e acompanhar o marido nas viagens e na aventura. “O Samuel já era mais ‘largado’ e mais adaptado. Aí, eu deixei meu salto alto em casa”, brinca ela, que se adaptou à vida no ônibus com o marido.

O casal viajou por muitas cidades de Santa Catarina e do Brasil, além de um roteiro pela América Latina, parando nas cidades para vender os lanches. “Nossa intenção é viajar fazendo pizza”, diz ela. “As coisas vão acontecendo sem a gente planejar muito. É um estilo de vida, nós dávamos caronas, conhecemos pessoas e curtimos a vida de verdade.”

Ônibus do casal em Punta del Leste, no Uruguai | Arquivo pessoal

Em cada cidade que visitam, o casal não tem certeza de quanto tempo vai ficar: “Depende da aceitação. Fomos para São Joaquim, era inverno, e acabamos ficando uns dez dias, não imaginávamos que daria tão certo”, diz Morgana.

Inicialmente, vendiam apenas pizzas, mas há cerca de seis meses começaram a produzir hambúrgueres artesanais e foram conquistando clientela também nesse ramo. Samuel é o responsável pelas massas e montagem das pizzas e dos hambúrgueres, e Morgana cuida do atendimento aos clientes.

Em Brusque, o casal montou um espaço de food truck com mesinhas e cadeiras para quem visita. À noite, em dias frios, colocam uma lareira para aquecer o ambiente, e tentam também trazer atrações, como música ao vivo.

Por enquanto, estão estabelecidos na cidade por conta da filha Pillar, de um ano de idade. Morgana diz que a família optou por voltar a Brusque para que a menina tenha mais proximidade com os avós, que também ajudam a cuidar dela quando o casal precisa. “Mas a Pillar adora o ônibus, ela gosta muito de ficar aqui.”

Família participou de encontro de motor home, em Pomerode | Arquivo Pessoal

“Onde a gente vai e para o ônibus, o pessoal fica curioso, quer saber o que é e o que está acontecendo. É muito legal pois temos amigos em vários lugares”, diz ela. A cada cidade, para poder trabalhar, o casal busca a documentação necessária: tiram os alvarás com a prefeitura local e a inspeção do Corpo de Bombeiros, e então podem começar a operar.

Leia também:
Jovem produz cata-ventos com materiais recicláveis há mais de dez anos

Dia do Motorista: Brusquense deixou dupla sertaneja para ser caminhoneiro

Numa passagem por Joinville, encontraram a cachorrinha Noah abandonada em um posto de gasolina. Desde então, acolheram-na e ela passou a viajar com o casal no ônibus. “Para onde a gente vai, ela vai junto”, diz Morgana. Hoje, ela divide o espaço com a filha do casal, que recentemente começou a engatinhar e provoca “ciúme” na cachorrinha.

Embora temporariamente estabelecidos em Brusque, os dois já têm uma nova viagem planejada: no ano que vem, querem ir para a Patagônia. Aventureiro, o casal pratica canoagem e Samuel é adepto do montanhismo. Para se dedicar também aos hobbys, eles têm vontade de morar lá por um tempo, e estão esperando a filha crescer um pouco mais.

“Queremos também ir para a Chapada Diamantina, nós já conhecemos, e queremos levar a Pillar. Talvez em dezembro”, diz Morgana. Porém, por enquanto, os planos são mais dedicados ao espaço em Brusque: querem fazer um deck na frente, para o pessoal aproveitar mais no verão, e melhorar o ambiente. Além do casal, mais um funcionário ajuda no atendimento na venda de hambúrgueres.