Família com oito infectados por Covid-19 em Brusque passa por necessidade e pede ajuda
Família está em quarentena desde o fim de maio
Família está em quarentena desde o fim de maio
A voluntária Cíntia Raquel está pedindo ajuda para arrecadar mantimentos para uma família que está infectada com Covid-19 em Brusque.
A família tem nove integrantes e destes oito estão infectados pelo novo coronavírus, dentre eles um bebê. Eles moram em um apartamento no Cedrinho e não podem sair de casa para fazer compras ou pagar contas.
Cíntia conta que tem um grupo de WhatsApp destinado para doações. A família pediu ajuda e após enviarem os resultados dos exames, confirmando a contaminação, ela começou a pedir ajuda.
No entanto, há dificuldade em fazer a entrega. Cíntia afirma que o porteiro não entrega e é muito difícil deixarem ela entrar por medo do contágio. Mas a voluntária já conseguiu entrar no prédio e deixou as doações próximo à porta para que a família pegasse os mantimentos. “Ninguém quer ajudar porque estão com medo de chegar perto do apartamento deles”, diz.
A família está sem energia há alguns dias. Eles pagaram a conta após o corte, mas a rede não foi restabelecida.
A reportagem conseguiu contato com Eliza, de 31 anos, moradora infectada com coronavírus. Ela conta que o sobrinho, de 21 anos, foi o primeiro a ser diagnosticado com a doença, no dia 29 de maio.
Em seguida, os demais integrantes da família foram diagnosticados. Além de Eliza e do sobrinho, também estão infectados o marido dela, de 21 anos, uma jovem de 17 anos, dois adolescentes de 15 e 16 anos, uma criança de nove anos e um bebê de seis meses. A única que não testou positivo foi uma criança de um ano e sete meses.
Desde o primeiro infectado, todos da família precisaram ficar em isolamento. O período de quarentena encerra nesta sexta-feira, 19.
Eliza conta que os sintomas não foram muito fortes. No início tiveram febre, dor de cabeça e nariz entupido. “Essa doença dói o corpo da gente todinho”, relata.
Segundo ela, a família passa por necessidade porque o marido dela ainda não recebeu pagamento.
O secretário de Assistência Social de Brusque, Odair Bozio, disse à reportagem que a Secretaria de Saúde repassa situações de famílias de baixa renda infectadas pelo vírus e que a pasta ajuda conforme a necessidade de cada uma.
Interessados em fazer doações podem entrar em contato com Cíntia pelo WhatsApp no telefone (47) 9 8404-0933. Ela se responsabiliza por fazer a entrega das doações.