Família de borracheiro que cuida de animais abandonados no Guarani pede ajuda após problemas de saúde do idoso
De acordo com a filha dele, homem está com problemas na visão e Alzheimer
A família de João Manuel Barbosa Neto, de 78 anos, o borracheiro que cuida de animais abandonados no bairro Guarani, pede ajuda a comunidade, pois João está sofrendo com diversos problemas de saúde e não tem condições de cuidar dos animais. A filha dele, Valquiria Barbosa, conversou com o jornal O Município e explicou a situação.
“O meu pai mal enxerga e está com Alzheimer agora. Ele só lembra de mim, porque vou vê-lo todos os dias. Com as pessoas que ele convive todo dia, ele lembra”, conta.
Animais abandonados
Por causa desses problemas de saúde, João não possui mais condições físicas e financeiras para cuidar dos cerca de dez animais que abriga.
Em junho de 2022, o jornal O Município publicou uma matéria que mostrava a situação do idoso. Na época, João cuidava de 15 cachorros, 7 gatos, 8 galinhas e um ganso.
Valquíria conta que, após a publicação, a família recebeu ajuda de diversas pessoas e o número de animais abandonados diminuiu. Porém, com o passar do tempo, animais voltaram a ser deixados na frente da borracharia.
“Agora que está se aproximando da época de festas, tudo vai voltar outra vez. Nessa semana, largaram dois filhotes de cachorro dentro de uma caixa. Outro dia, também em uma caixa, tinha um gato com as quatro patas amarradas. As pessoas não têm vergonha de fazer isso”.
Cuidados do pai
Valquíria conta que, além de trabalhar e cuidar dos filhos, também precisa estar presente em diversos momentos do dia com o pai. Ela diz que paga as contas de João.
“Eu mantenho a borracharia como aposentadoria do meu pai, mas já recebi ligação do vizinho dizendo que ele estava sem comida, então fui ajudar. Além da medicação, ainda tem todas as contas, e as despesas de um rapaz que mora com ele e ajuda com o trabalho”.
Como ajudar
Para ajudar João, é possível doar pela chave Pix (telefone) 47991502978, em nome de Valquíria.
Assista agora mesmo!
Velho Oeste Bar formou “família” de clientes e foi grande sucesso em Brusque nos anos 2000: