Igrejas de Brusque e região realizam celebrações no Dia de Finados
Familiares fizeram a limpeza em túmulos durante a semana
Mais do que um feriado, a segunda-feira, 2, será um dia dedicado a prestar homenagens aos entes queridos que já partiram, na tradição religiosa. Às vésperas do Dia dos Finados, os cemitérios já recebem os familiares que, tradicionalmente, fazem a limpeza das lápides e as decoram com flores.
Neste período do ano, Laura Floriani Eccel sempre visita os túmulos dos pais Natal e Alma Floriani, falecidos há 12 e 20 anos, respectivamente. Os corpos estão enterrados no Cemitério Evangélico Luterano de Brusque. Laura limpa o local e leva flores. “É um momento que não dá para deixar passar. Faz com que eu me sinta com a missão cumprida, afinal, é a minha mãe e o meu pai”.
Ela também vai ao cemitério municipal Parque da Saudade, pois lá está o corpo do seu esposo, Libetrau Eccel, falecido há oito anos. “Eu cuidei tanto dos meus pais como dele. É tradição vir todos os anos limpar e trazer flores”.
Lídia Steingreber Gelatti, de 76 anos, tem um ritual todos os meses, mas principalmente nos dias que antecedem Finados: pegar o ônibus no bairro Santa Luzia, onde mora, e vir até o Centro, no Cemitério Evangélico. Ela é a única filha de Madalena e Carlos, falecidos há 15 e 18 anos, nesta ordem, e por isso, oficializou um dia do mês para cuidar dos túmulos, rezar e conversar com eles. “A gente se lembra toda a vida. Não é fácil. Sinto muita saudade, o tempo passa, mas a gente não esquece”.
Trânsito no Parque da Saudade
Para chegar ao cemitério municipal Parque da Saudade, os motoristas deverão utilizar duas vias por meio de mão única – a rua Bulcão Viana e a José Erbs. Já para sair do cemitério, é preciso que os condutores saiam pela rua Ricardo Khins, sentido Azambuja, e também pela rua José Erbs, que dá acesso ao loteamento Bruschall.
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque trabalhará das 7h às 19h, nas vias próximas ao cemitério, de amanhã até segunda-feira.
O secretário Bruno Knihs diz que na rua Bulcão Viana, só será permitido estacionar do lado esquerdo. Ele também afirma que o comércio de flores na via pública é proibido, e que haverá fiscalização. Somente será autorizado a venda dentro do pátio do cemitério.