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Famosos na década de 1990, saiba onde estão os orelhões de marreco de Brusque

Equipamentos foram instalados para ajudar na divulgação da Fenarreco

No início da década de 1990, os orelhões em formato de marreco fizeram muito sucesso em Brusque. Os equipamentos, instalados no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof e na praça Barão de Schneeburg, chamavam a atenção, principalmente dos turistas, que faziam questão de registrar em fotos o telefone de marreco.

O turismólogo da Prefeitura de Brusque, Ademir Moraes, destaca que os orelhões foram instalados como uma estratégia de marketing para divulgar a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco). “Deu muito certo, pois conseguia divulgar a Fenarreco o ano inteiro na cidade. Como parte histórica da festa, eles têm uma importância”, diz.

Com a popularização dos celulares, os orelhões caíram em desuso. O mesmo aconteceu com os orelhões de marreco, que hoje servem apenas como enfeite.

“A ideia era fazer mais, mas com o tempo, o orelhão deixou de ter sua utilidade, passou a ser obsoleto. Era difícil manter os equipamentos funcionando, então ficou inutilizado”.

Um dos equipamentos continua no pavilhão da Fenarreco. O outro foi doado pela prefeitura ao Centro Universitário de Brusque (Unifebe) em junho do ano passado.

A doação foi feita após um pedido da instituição que pretende restaurar o equipamento, bastante danificado pela ação dos anos.

Equipamento será restaurado pela Unifebe | Foto: Unifebe/Divulgação

“Queríamos ter no campus esse patrimônio cultural da nossa cidade, parte da história de Brusque e da memória afetiva de muitos dos nossos estudantes. Então entramos em contato com a prefeitura e nos mostramos interessados em restaurá-lo para deixarmos exposto no campus”, informou, em nota, a assessoria de comunicação da Unifebe.

A ideia, de acordo com a instituição, é resgatar a memória afetiva dos estudantes, tornando o orelhão de marreco um espaço interativo, para que volte a ser o que era na década de 1990: um objeto que é marca registrada de Brusque.

“Nós ainda não temos definido o que ele será, mas com certeza os nossos estudantes participarão dessa ideia de restauro”, afirma a nota.

Recentemente, o orelhão de marreco foi transformado no ‘big fone’ do programa Big Brother Brasil, em uma ação de marketing nas redes sociais para divulgar a data da recepção dos calouros da instituição.

Veja o vídeo