X
X

Buscar

Farmácias em Brusque: 46% do total de estabelecimentos foram abertos nos últimos quatro anos

Pandemia da Covid-19 impactou no aumento de estabelecimentos no município

Em Brusque, são registradas 71 farmácias em funcionamento em julho de 2023, segundo dados da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica. Deste total, quase 30 unidades foram abertas entre 2020 e 2022, período da pandemia da Covid-19. Se contarmos 2023, foram 33 abertas nos últimos quatro anos, mais de 46% do total.

Desde 2013, o ano que mais registrou abertura de farmácias foi 2021, quando 11 estabelecimentos foram abertos no município. Os outros anos que se destacam foram 2020 e 2022, quando abriram 9 e 8 farmácias, respectivamente.

A alta do número condiz com a alta no faturamento do setor no período. Conforme Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as maiores redes de farmácia do país fecharam 2021 com faturamento de R$ 67,5 bilhões, representando um aumento de 16,04% em relação a 2020.

A Abrafarma explica que o crescimento histórico indica que o brasileiro ficou mais preocupado com a saúde e aumentou a preocupação com a imunidade, sendo esta uma tendência que ganhou força com a pandemia.

Assim, a alta em 2021 foi puxada, principalmente, pelo aumento nas vendas dos medicamentos isentos de prescrição, categoria que inclui de vitaminas a remédios para dor de cabeça. Foi o segmento que mais cresceu, com aumento de 22,9% em relação a 2020 e receita de R$ 13 bilhões.

Contudo, desde 2022, o setor vem normalizando no município, conforme o auditor fiscal tributário da prefeitura, Guilherme Ouriques.

“A pandemia, sem dúvidas, fez aumentar o número de farmácias por conta dos fatores de limitações imposto na época. Imagino que quem tinha vontade e recurso para investir ficou limitado. Agora, eu diria que aconteceu uma normalização, pois o leque de investimentos voltou a aumentar”, explica.

Fechamentos de farmácias

Ao somar números dos últimos 10 anos, foram 50 novos estabelecimentos abertos em Brusque, representando 70% do total. Por outro lado, conforme registro da pasta, foram 12 farmácias que fecharam na cidade nos desde 2013. Portanto, o saldo é de 38 estabelecimentos no período.

Quanto aos números de fechamentos, destacam-se os anos de 2023 (valores até julho) e 2015, com três e dois registros, respectivamente. Além disso, nos últimos dez anos, apenas em 2015 o número de fechamentos foi maior do que o de aberturas. Naquele ano, apenas uma farmácia foi aberta na cidade.

Por habitantes

Guilherme também aponta que Brusque tem uma farmácia para cada 2 mil habitantes. O número é próximo da média nacional, que é de uma para 2,7 mil pessoas.

“Considerando a indicação de que um índice máximo para atendimento seja de uma farmácia para cada 8 mil habitantes, Brusque encontra-se bem situada em uma distribuição geral. Todavia, como se verifica, comparado a média nacional, ainda há espaço”, avalia.

Em relação distribuição entre os bairros, o Centro I conta com o maior percentual de farmácias: 22,39%. Em sequência, estão Santa Rita, com 8,96%, Águas Claras, Guarani, Santa Terezinha e São Luiz com 7,46%. Já os menores percentuais são registrados nos bairros Jardim Maluche, Limeira Alta, Limeira Baixa, Nova Brasília e Steffen, com 1,49% cada.

Em 2021, o jornal O Município destacou o número de aberturas de farmácias na cidade. Na ocasião, se destacaram os bairros Centro I, Santa Terezinha e São Luiz. Neste ano, apenas o Centro I se manteve no topo.

Confira dados completos sobre farmácias no município:


Assista agora mesmo!

“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: