A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 10 de janeiro, o 3º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014, o primeiro de 2014. Dos 200 pontos analisados no estado, 59 foram considerados impróprios.
De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, houve um aumento de números impróprios já esperados devido às chuvas na primeira semana de janeiro e ao aumento considerável de pessoas no litoral. “Com a população mais que dobrando em algumas cidades do litoral, significa mais descarte de lixo e esgoto. Outro fator são as chuvas intensas e ressacas”, explica.
As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais / E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto na água do mar.
A Fatma recomenda aos banhistas que procurem locais afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial, especialmente de 24 a 48 horas após maior volume de chuva.
O relatório de balneabilidade da Fatma permanece semanal até março de 2014.
> Veja no mapa a condição das praias de SC