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Fazenda Estadual volta a atender em Brusque após reivindicações de contabilistas

Entidades cobravam mais atenção, para evitar demora nos processos

Após 21 meses sem atendimento presencial, a Fazenda Estadual voltará a ter um servidor no município. A partir do próximo dia 13, a auditora fiscal Marlene Maria Maestri trabalhará toda quarta-feira, entre 13h e 18h, em Brusque.

O atendimento semanal ocorrerá na sede do Sindicato dos Contabilistas de Brusque (Sindicont). Será exclusivo para contabilistas, portanto, neste primeiro momento, não estará aberto a pessoas físicas e jurídicas.

A volta de uma auditora fiscal para Brusque é uma vitória para os contabilistas do município. A Unidade Setorial de Fiscalização (Usefi) de Brusque foi fechada pelo governo no dia 30 de setembro de 2016.

O presidente do Sindicont, Beno Buttchevits, afirma que o período sem atendimento na cidade prejudicou os escritórios. Hoje em dia, praticamente 90% é feito online, contudo, há algumas demandas que precisam ser presenciais.

“Não é uma demanda diária ou semanal dos escritórios, mas uma vez por mês tem que fazer atendimentos presenciais”, explica Buttchevits, que também é vice-coordenador do Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque (Acibr).

Serviços simples como uma isenção de impostos para um taxista comprar um carro, por exemplo, passaram a demorar mais tempo. Antes, era questão de ir até a Fazenda Estadual local e em minutos estava resolvido.

Ao longo dos 21 meses sem atendimento em Brusque, os escritórios tiveram de se programar para juntar várias demandas em uma só ida até Itajaí. “Cada ida a Itajaí perde-se uma tarde por causa do trânsito”, afirma o presidente do sindicato.

Além de perder tempo tendo que disponibilizar um funcionário só para levar os documentos até a gerência regional, há o risco de acidentes e o gasto com combustível para os contabilistas. Ainda que não seja algo frequente, é significativo nas contas.

Serviços prestados
Segundo Beno Buttchevits, dentre os serviços presenciais mais comuns está a restituição de uma guia de imposto, por exemplo. Outro processo que poderá voltar a ser feito em Brusque é alterar o ramo de atividade de uma empresa na Inscrição Estadual.

O cancelamento de um parcelamento de impostos estaduais também é feito de forma presencial. A isenção de imposto para a compra de carros não só para taxistas, mas também para deficientes igualmente exige o deslocamento.

São apenas alguns dos serviços que antes demandavam ir a Itajaí e agora voltarão a ser realizados em Brusque. Segundo Buttchevits, a auditora tentará dar encaminhamento aos processos ali mesmo.

Caso não seja possível, ela enviará digitalmente à gerência regional ou levará a documentação em malotes, para entregá-la na semana seguinte.

Não se sabe ao certo qual será o volume de trabalho para a auditora, por isso foi estipulado que, a princípio, somente contabilistas terão vez. No futuro, é possível que seja aberto aos demais.

Pressão empresarial fez a diferença

O retorno da Fazenda Estadual a Brusque é resultado de um esforço conjunto do Sindicont, da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), do Núcleo de Empresas Contábeis (NEC) da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC).

No dia 22 de maio, os representantes reuniram-se com Marcos Antônio Zanchet, gerente da 2ª Gerência Regional da Fazenda Estadual, em Itajaí. No encontro, o Sindicont ofertou o espaço para o atendimento semanal, sem custos ao governo.

As entidades conseguiram, com este argumento, atingir o ponto principal que levou ao fechamento da unidade de Brusque em setembro de 2016. Na época, conforme O Município noticiou, o estado buscava economizar o dinheiro do aluguel do prédio.

Mesmo com a pressão já em 2016, o estado permaneceu irredutível e transferiu as atividades para a regional em Itajaí. Para o presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, o recuo do governo estadual demonstra a importância do associativismo.

“Este resultado é uma demonstração da importância do associativismo, da união da classe contábil, representada por diversas entidades, que estiveram presentes na solicitação desse pleito que teve sucesso”, afirma.

Para Habitzreuter, o atendimento semanal representa uma conquista para toda a classe empresarial, na medida em que os escritórios atendem clientes de vários ramos de atividade.