Pelo jeito, a resolução de ano novo mais modinha do momento é destralhar e organizar a casa. Tudo por culpa dessa moça aí acima, a Marie Kondo. E da Netflix.

Tudo porque, bem no primeiro dia do ano, a Netflix liberou os oito episódios da primeira temporada de Ordem na Casa, o reality de transformação capitaneado pela autora do bestseller A Mágica da Arrumação, que foi lançado em 2015. Fez tanto sucesso que foi citado em uma das melhores cenas do primeiro episódio de Um Ano Para Recordar, aquela temporada extra de Gilmore Girls lançada também pela Netflix, em 2016. Emily praticamente resolveu doar tudo o que tinha em casa, porque nada “lhe trazia alegria”. Um perigo.

Agora é a própria Marie Kondo – com sua cara de bonequinha japonesa (dá para acreditar que ela tem 34 anos???) excessivamente risonha e de longos cílios que piscam vagarosamente – que entra em 8 residências californianas para explicar seu método na prática. E dá-lhe pilha de roupa, dá-lhe sacos e sacos de lixo para o necessário destralhe. Dá-lhe agradecer aos objetos usados e descartados. Dá-lhe conversa com a casa. E dá-lhe meme. Prepare-se para uma pilha deles, nos próximos dias.

A série é inclassificável. Chata? Monótona? Forçada? Se for tudo isso, por que será que não conseguimos deixar de assistir? Será que ela mexe tão profundamente no resultado do nosso consumismo que, no final das contas, nos sentimos na obrigação de aprender e aplicar a técnica, o “Konmari método”, em cada uma das nossas gavetinhas superlotadas?

Por via das dúvidas, já comecei a encarar meus entulhos. E também já comecei a responder testes no Buzzfeed. Eu, por exemplo, tenho 77% de Marie Kondo em mim. Só não sei onde guardei.