Feirão do Imposto acontece nesse sábado, 13

Durante a ação, Núcleo vai colher assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente

Feirão do Imposto acontece nesse sábado, 13

Durante a ação, Núcleo vai colher assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (AciBr) realiza nesse sábado, 13, mais uma edição do Feirão do Imposto. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária aplicada no país.

Nesta edição, o Feirão do Imposto em Brusque terá como foco os impactos dos tributos no trabalho da população. “Queremos mostrar o quanto pagamos de imposto pelo trabalho. A carga tributária em cima do salário bruto”, afirma o vice coordenador do Núcleo e um dos responsáveis pela organização dos trabalhos, Robson Siegel.

Nos anos anteriores, o Feirão era baseado na venda de produtos sem imposto. Com a mudança nesta edição, Siegel acredita que a população se conscientizará mais sobre o assunto. “Percebemos que as pessoas se preocupavam mais com o desconto nos produtos do que com a conscientização sobre a alta carga tributária, por isso, desta vez, decidimos mostrar quanto as empresas pagam de impostos trabalhistas”.

As ações se concentrarão no Centro de Brusque. No Shopping Gracher será instalado um Impostômetro com demonstrativos dos encargos sobre a folha de pagamento de uma empresa optante pelo lucro presumido ou lucro real.

Além disso, o Núcleo colherá assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente, que busca o apoio popular pela simplificação dos impostos, eficiência na gestão e aplicação dos recursos públicos e ainda a redução gradual da carga tributária ao longo da próxima década, chegando a um patamar limite de 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, a carga tributária é igual a 36,4% do PIB. “É um movimento apartidário, que busca a unificação da alíquota e a redução dos impostos a longo prazo. Se conseguirmos uma arrecadação eficiente e unificada, conseguiremos reduzir muitas coisas”, diz.

De acordo com ele, o abaixo-assinado visa colher assinaturas para transformar o projeto de iniciativa popular. “O objetivo é acontecer algo semelhante à Lei da Ficha Limpa. Já estamos com 600 assinaturas, e o nosso objetivo é recolher três mil aqui em Brusque”.

Até agora, o Movimento já registrou 249 mil assinaturas em todo o país, a meta é atingir pelo menos 300 mil em Santa Catarina. “Antes, para se tornar projeto de iniciativa popular era preciso em torno de 1% da população registrar a assinatura, agora teve uma alteração e com 0,5% da população assinando já basta”, destaca.

Serviço

O que: Feirão do Imposto
Onde: Shopping Gracher e área central
Quando: Amanhã
Horário: 9h às 14h

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo