Fenarreco terá novo sistema de pagamento e mudanças nas cervejarias em 2022
Diretor de Turismo antecipa algumas novidades para a festa que acontece de 6 a 16 de outubro
Diretor de Turismo antecipa algumas novidades para a festa que acontece de 6 a 16 de outubro
Faltando menos de cinco meses para o retorno da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), que está marcada para os dias 6 a 16 de outubro, o comitê organizador do evento prepara algumas novidades para a primeira edição da festa após a pausa de dois anos devido à pandemia da Covid-19.
O diretor de Turismo da Prefeitura de Brusque, Ivan Jasper, destaca que nesta edição, a festa contará com duas mudanças importantes para o público.
A primeira, é a forma de pagamento dentro do evento. Jasper explica que a comissão organizadora decidiu utilizar o cashless, sistema de pagamento que evita o uso de dinheiro em espécie, com o objetivo de agilizar os atendimentos durante os dias de festa.
De acordo com ele, as bebidas, alimentação, estacionamento e os ingressos para a entrada na festa e para o parque de diversões, poderão ser pagos por meio deste sistema, já utilizado em diversos eventos na região.
Com o cashless, o usuário faz a recarga de um determinado valor em um cartão, pulseira ou até mesmo por aplicativo de celular, e à medida que compra as bebidas, o valor exato é descontado do crédito que foi inserido no cartão. Se o usuário não gastar todo o valor da recarga, pode ter o dinheiro de volta ao fim da noite, ou então guardar para usar em outro dia.
“Definimos que esta é a melhor forma, e agora está em análise no setor de licitações, para que o edital possa ser lançado e termos uma empresa responsável por todo esse sistema de pagamento”.
Jasper destaca que a licitação deve ser lançada até o fim de junho. Ainda de acordo com ele, o desempenho do sistema durante a festa será avaliado e, se a comissão concluir que foi eficaz, o contrato com a empresa operadora do sistema será renovado por mais três anos.
“Esse modelo é semelhante ao que Blumenau tem. A diferença é que lá o contrato é renovado por seis anos. Sabemos que neste primeiro ano com o sistema será para testar e entender qual a melhor forma que se encaixa na nossa realidade”.
A outra novidade da festa é em relação às cervejarias. O diretor de Turismo destaca que, há 15 anos, o paladar do brusquense estava habituado com poucas marcas de cerveja, mas com o passar dos anos, isso evoluiu, principalmente após o crescimento das cervejarias regionais.
Por isso, nesta edição da festa, as cervejarias da região terão espaço na Fenarreco. “O objetivo é incentivar o consumo das marcas da nossa região. Teremos três lotes destinados às cervejarias, sendo que um deles será específico para as marcas regionais”.
Jasper explica que as cervejas artesanais da região ficarão no pavilhão cultural. De acordo com o processo licitatório, para este lote, o mínimo são seis marcas diferentes e no máximo, 11.
“Estamos abrindo espaço para as cervejarias regionais se organizarem e assim incentivar o consumo aqui na nossa região. Um CNPJ pode participar da licitação e organizar as marcas. Vai ser muito interessante”.
Além do espaço destinado às cervejarias regionais, a Fenarreco terá ainda outros dois lotes, destinados a duas marcas diferentes.
“Nos anos anteriores, a cervejaria que ganhava a licitação tinha o direito de explorar o ano inteiro o pavilhão e assim ficava ruim para quem locava o pavilhão para realizar outros eventos, porque ficava amarrado com essa cervejaria”.
De acordo com ele, a cervejaria que vencer a licitação para o lote 1, terá direito a cinco bares espalhados pelo pavilhão. Após a comercialização do lote 1, será feita a licitação para o lote 2, que dá direito a quatro bares. “A cervejaria que vencer a licitação para o lote 1, pode disputar a licitação para o lote 2 também. Mas desta forma, abriremos espaço para mais marcas dentro da festa”.
Jasper destaca que o tradicional desfile que dá início à festa também será realizado neste ano, em parceria com a Fundação Cultural.
A intenção da equipe organizadora é fazer dois desfiles da Fenarreco neste ano, mas tudo vai depender da captação de recursos junto às empresas parceiras para concretizar os dois desfiles. “Haverá desfile. Queremos fazer dois, mas tudo depende dos recursos que vamos conseguir captar. Queremos fazer algo grandioso, para marcar o retorno da nossa festa”.
O diretor de Turismo afirma que desde fevereiro a organização da Fenarreco já tem acordada a participação das bandas Vox 3, Cavalinho e Os Montanari como atrações da festa.
“Essas três bandas queríamos muito neste retorno e então nos antecipamos e conseguimos garantir a participação delas na Fenarreco. Com certeza, será uma edição muito especial, após dois anos de pausa”.
Sobre o preço do ingresso, Jasper afirma que ainda não foi definido, entretanto, garante que o valor não será maior do que o cobrado em 2019, na última edição da festa: R$ 20.
“Os valores de todos os fornecedores subiram, mas vamos segurar o preço, não será mais do que R$ 20, porque queremos uma Fenarreco para todos”.