Fernando Nathan e Paulo Baya são apresentados oficialmente em coletiva
Jogadores são os primeiros reforços do Brusque na janela de transferências
Jogadores são os primeiros reforços do Brusque na janela de transferências
Os atacantes Fernando Nathan e Paulo Baya, do Brusque, foram apresentados oficialmente em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 20, acompanhados do diretor de futebol, André Rezini. Eles são os primeiros reforços do clube na janela de transferências iniciada nesta segunda-feira, 18. Enquanto Fernando Nathan já está pronto para enfrentar o Guarani no domingo, 24, Paulo Baya aguarda sua regularização e a publicação de sua transferência no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Fernando Nathan estava no Remo, disputando a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 3 de julho, marcou um dos gols no empate em 2 a 2 do Re-Pa, o clássico contra o arquirrival, Paysandu. Na semana seguinte, atuou por pouco mais de 10 minutos na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-CE. O jogador tem 30 anos também tem passagens por Água Santa-SP, Ituano, Ypiranga-RS, Portuguesa, entre outros clubes.
“Minhas características são velocidade, bom chute a gol. Gosto de atuar bastante pelo lado esquerdo. Entendo que tem o Fernandinho já jogando ali do lado esquerdo, mas jogo pelo meio também, pelo lado direito”, comenta o atleta, que é conhecido também como Fernandinho, mas será chamado de Fernando Nathan no Brusque.
“Já continuei os treinamentos, vim treinando com os companheiros que ficaram de fora do jogo de ontem [contra o Grêmio]. Estou bem fisicamente. Espero que o professor já possa contar comigo aí. Estou à disposição.”
Paulo Baya não entra em campo desde 10 de março, na derrota do Avaí para o Ceilândia-DF por 2 a 1, pela Copa do Brasil. Teve uma passagem discreta pelo Leão da Ilha, após uma passagem pelo Ventforet Kofu, da segunda divisão do Japão. Esteve presente no banco de reservas em alguns jogos da Série A com o Avaí, mas não chegou a ser utilizado.
“Foi uma passagem muito boa no Avaí, aprendi bastante com jogadores experientes. Pessoas que gostavam de mim, me aconselhavam bastante. Foi um aprendizado muito importante na minha carreira, na minha vida. Espero muito trazer o que aprendi para cá, com meus companheiros, num novo clube. Estou muito motivado para fazer uma grande Série B e alcançar os objetivos que temos para a temporada, explica o atacante de 22 anos.
“Eu tinha acabado de chegar do Japão, onde passei um período sem atuar. Cheguei ao Avaí não muito bem fisicamente. No momento em que recebi oportunidades, eu ainda estava me readaptando ao futebol brasileiro na parte física”, completa.
Baya chega por empréstimo do Cascavel. Tem como característica mais marcante neste começo de carreira o chute de fora da área e as bolas paradas. Foi recentemente elogiado por Jean Pyerre, meia revelado pelo Grêmio, e que atualmente está no Avaí. O jogador afirmou, em junho, que mudou sua maneira de cobrar bolas paradas ao observar o novo reforço do Brusque.
“Fico muito feliz, muito lisonjeado com os elogios do Jean Pyerre. Todo mundo sabe, conhece o Jean Pyerre e sua qualidade. É diferenciado, um cara gênio, que sabe o que faz com a bola no pé. (…) Uma satisfação enorme estar sendo elogiado por ele, e por ter dividido o vestiário, o campo com ele. Um cara que, além de amigo, me ensinou bastante no Avaí. Junto com ele, o Marquinhos [ex-jogador, atual diretor do Avaí], que sempre gostou de mim, e eu sempre estava atento aos elogios e conselhos dele.”