X
X

Buscar

Festa Bergamasca, de Botuverá, poderá ser reduzida a partir de 2019

Evento foi cancelado neste ano e deverá ser enxugado para evitar prejuízo

Tradicional no calendário de eventos da região, a Festa Bergamasca, de Botuverá, poderá ser enxugada a partir do ano que vem. Segundo o prefeito José Luiz Colombi, o Nene, a administração estuda mudanças com o objetivo de diminuir os custos.

“A festa vai continuar, mas vamos rever para não fazê-la tão comprida, para que seja mais enxuta”, afirma. Segundo ele, o custo da Bergamasca tem sido elevado, mas em contrapartida o município é pequeno e não tem grande arrecadação com impostos.

A festa ocorre tradicionalmente para comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa do município, em junho. O evento também resgata as tradições italianas trazidas pelos antepassados. Contudo, a edição deste ano, a 27ª, foi cancelada por causa da paralisação dos caminhoneiros.

Cancelamento
O cancelamento aconteceu no dia 30 de maio, durante a greve. Nene diz que foi obrigado a tomar a decisão porque, naquele momento, pensava-se que a paralisação poderia continuar e prejudicar a realização da festividade.

Segundo Nene, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) recomendaram às prefeituras que decretassem situação de emergência. Isso contou para a decisão do cancelamento.

Mas o fator determinante foi evitar um prejuízo. Segundo o prefeito, os serviços e apresentações musicais da Bergamasca foram licitados. Os contratos previam que a prefeitura tinha até o dia 30 de maio para avisar de cancelamento. Se o fizesse após esta data, haveria multa.

Um comitê de crise foi formado durante a greve em Botuverá. Segundo Nene, a questão da Festa Bergamasca também foi apreciada por esse grupo. Ele destaca que foram feitas reuniões diárias, registradas em ata.

“Foi uma decisão unânime”, afirma Nene. Ele diz que os vereadores e os integrantes do comitê apoiaram o cancelamento para prevenir danos financeiros à cidade.

A realeza escolhida na 26ª Festa Bergamasca será mantida por mais um ano. As reeleitas são: Sabrina Schwantz Gelzieichter, rainha; Daniela Smanioto, primeira princesa; e Josana Oliveira da Silva, segunda princesa.

Comemoração alternativa
A prefeitura realizará uma comemoração mais modesta neste sábado, 9. Haverá missa em bergamasco, na Igreja Matriz São José, com cantos em italiano.

Depois, sem custo, será servida a polenta gigante. Haverá também danças folclóricas. Por fim, terá baile no salão da igreja.