Festa de Maio promove confraternização das famílias e das igrejas em Brusque
Cerca de quatro mil pessoas participaram do evento da Comunidade Evangélica Luterana neste fim de semana
Cerca de quatro mil pessoas participaram do evento da Comunidade Evangélica Luterana neste fim de semana
Confraternização das famílias e das igrejas. Assim pode ser definida a tradicional Festa de Maio, da Comunidade Evangélica Luterana, que acontece neste fim de semana em Brusque e reuniu cerca de quatro mil pessoas.
Mais do que oferecer aos visitantes pratos deliciosos, como o típico churrasco e o cachorro-quente, e também diversão por meio da roda da fortuna e de shows musicais, o evento consegue fazer com que as famílias dediquem um tempo para celebrarem juntos a fé.
O presidente da paróquia, Sérgio Kuchenbecker, diz que é muito bonito ver uma família sentada ao redor da mesa. Ele afirma que os festeiros se preocupam em proporcionar este momento à comunidade e em fazer com que ocorra um intercâmbio entre as igrejas. “Recebemos graças ao bom Deus, todos os anos, numerosas famílias maravilhosas e representantes de outras igrejas que vem confraternizar conosco”.
O pastor Edélcio Tetzner, que está na igreja Luterana de Brusque há cinco anos, reforça que a Festa de Maio tem como principal característica a preservação da família. “Como é bonito, importante e belo ver a família reunida. O evento é um convite para que a família dedique um tempo para fazer essa comunhão com Deus”.
O pastor ainda diz que a festa é o resultado da dedicação dos voluntários, de várias faixas etárias (crianças a idosos), que se doam em prol do próximo. “Estes mais de 100 voluntários conseguem colocar em prática o que realmente é ser igreja. Sem eles a festividade não seria possível”.
Mil quilos de churrasco
Mais de mil quilos de carne – 1.280 churrascos, foram comercializados nos dois dias de festa. O prato é tradicional e preparado antecipadamente pelos 14 assadores. O coordenador da equipe, Adilson Michel, há 16 anos é assador. Ele está dando continuidade ao trabalho que seu pai fez por cerca de 30 anos antes de falecer. “Fico feliz e emocionado por estar fazendo o que o meu pai fazia. É dedicação ao nosso próximo”.
O assador Sérgio Murilo Evaristo há cinco anos trabalha nesta função na Festa de Maio. Ele conta que um dia antes da carne ser assada ela é preparada. O tempero é feito com limão, sal e cebola. “Acho legal participar deste preparo e também em poder assar. É bom ver a satisfação das pessoas”.
Deus é um só
Osmar Boos veio com a esposa Neusa Cadore Boos, e com amigos ( Érico e Coralia Zendron e Antônio Zendron Neto e Nádia Zendron) prestigiar a festa ontem. Ele é católico, mas há mais de 50 anos prestigia o evento e já trabalhou como festeiro. Ele diz que o momento é “sumamente importante e que Deus é um só”. Segundo ele, além da comida boa e das atrações, existe uma confraternização de harmonia e paz das famílias, amigos e igrejas.
Festa acolhedora
Há quase 50 anos, Terezinha Becker, 69, participa com os filhos, nora e neto da festividade. Durante 15 anos ela também atuou como festeira na roda da fortuna. Ela diz que o ambiente e as pessoas são acolhedoras e que a comida é deliciosa. “É a festa da família, da comunidade de Brusque”.
Integração das igrejas
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, e o vice Valmir Zirke, junto com suas esposas, estiveram prestigiando o evento. O prefeito, que é católico, considera importante a integração das igrejas e aponta que esse tipo de união entre as religiões reflete positivamente no dia a dia das pessoas. “Deus é um só. A igreja Luterana sempre foi participativa nas ações da igreja católica de Guabiruba. Pra nós é uma alegria estarmos aqui e retribuir este carinho”.