Festa de Santa Paulina reúne milhares de devotos em Nova Trento
Evento contou com celebrações religiosas, peregrinações e apresentações culturais
Mais de 18 mil devotos participaram da 27ª Festa de Santa Paulina no Santuário Santa Paulina, no domingo, 8, em Nova Trento. A festa celebrou os 76 anos de eternidade da primeira santa do Brasil.
A programação iniciou às 5h com a queima de fogos. Entre as cinco missas programadas a celebração das 9h45 foi o ponto alto do dia. Aproximadamente 7 mil pessoas acompanharam a missa no templo, celebrada pelo Bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski.
A festa também contou com diversas apresentações artísticas e culturais no anfiteatro do Centro Comercial durante todo o dia. Segundo a Polícia Militar de Nova Trento e o setor de Sustentabilidade do Santuário, estima-se que o público na festa ultrapassou 18 mil pessoas.
A cidade se preparou para receber os milhares de visitantes. Grande parte dos moradores, decoraram as residências, lojas e comércios com as cores azul e branco, sinalizando as boas-vindas à terra da santa.
Diversas peregrinações participaram das celebrações, entre elas a peregrinação Acasp (Associação dos Caminhantes com Santa Paulina). Os 170 peregrinos caminharam aproximadamente 64 km entre Balneário Camboriú e Nova Trento.
“Foi uma caminhada especial, embora árdua! Pensei que meus companheiros não iriam aguentar devido ao longo trajeto. Mas a motivação de chegar ao Santuário Santa Paulina foi maior do que o cansaço! ” afirmou o caminhante Marcelo Mello, de Florianópolis.
A diretora do Santuário, Irmã Anna Tomelin, conta que o planejamento e o trabalho em equipe, foram fundamentais para a realização do evento, “a festa foi preparada com muita dedicação e carinho pelo Santuário e pelas famílias de Nova Trento. Para que todas as pessoas vindas de outras cidades, pudessem estar próximas de Deus e de Santa Paulina”. A festa já é considerada um dos eventos religiosos mais populares do estado.