X
X

Buscar

Festa Italiana de Guabiruba terá sua 8ª edição no próximo sábado

Evento quer preservar a cultura italiana da região e reunir as famílias da comunidade; confira a programação

No próximo sábado, 17, a tradicional Festa Italiana de Guabiruba chega a sua oitava edição. O evento ocorre no Oratório de Santo Antônio, no bairro Lageado Alto, com início às 10h. A missa em língua italiana abre as festividades, e é seguida de almoço típico, apresentações culturais, pisa da uva, show e jantar.

A entrada é gratuita, mas o prato típico, no valor de R$ 30, deve ser adquirido antecipadamente na Loja Stedile Materiais de Construção, rua Brusque, em Guabiruba, ou pelo site. Os principais objetivos do evento são preservar a cultura italiana e reunir as famílias. Além do prato típico, outras opções de gastronomia podem ser adquiridas diretamente na festa, que neste ano disponibiliza a opção de pagamento com cartão.

O secretário da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG), Amilton Stedile, explica que os pratos típicos são vendidos com antecedência por conta da capacidade da cozinha. “Temos a capacidade de oferecer mil pratos, mas teremos produtos para serem comprados na hora”, pontua. Ele ressalta que uma novidade deste ano é a internet gratuita.

Os principais objetivos do evento são a preservação da cultura italiana e reunir as famílias da comunidade. Com o slogan “A festa italiana mais cultural do Vale Europeu”, o formato do evento passou, a partir de 2017, de apenas uma noite para um dia inteiro.

“Convidamos todos para celebrar, através de sua extensa programação, a cultura italiana trazida pelos antepassados que nesta região viveram e ainda vivem”, convida Stedile.

Programação
10h – Abertura com missa no idioma italiano
11h30 às 13h30 – Almoço típico italiano
12h30 – Início do Filó Italiano (Apresentações Culturais):

  • Grupo de Canto Fratelli Del Circolo de Blumenau
  • Competições Italianas
  • Show da Pisa da Uva
  • Banda Família Paganini
  • Grupo Folklorístico Tutti Buona Gente

18h30 às 20h30 – Jantar típico italiano
19h30 – Competições italianas
20h – Pisa da uva
20h30 – Banda Família Paganini

O evento é promovido pela ACIG e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guabiruba.