Festa resgata cultura italiana em Guabiruba
9ª edição do evento aconteceu no sábado, no Oratório Santo Antônio
9ª edição do evento aconteceu no sábado, no Oratório Santo Antônio
Músicas, gastronomia e apresentações típicas marcaram a 9ª Festa Italiana, que aconteceu durante a tarde e noite deste sábado, 16, no bairro Lageado Alto, em Guabiruba.
O longo e sinuoso trajeto até o Oratório Santo Antônio não impediu guabirubenses e turistas de irem até o evento. Apesar de o percurso ser demorado, as bandeiras da Itália colocadas na beira da estrada indicavam que o caminho estava certo.
Bastante movimentada, a festa superou as expectativas dos organizadores. “Recebemos muitos turistas do estado de Santa Catarina e de outros estados também. A gente está recebendo bastante elogios, tanto para a gastronomia e também das apresentações culturais”, conta Amilton Stedile, diretor administrativo da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig).
Olímpio Comper, que interpreta o Nono e faz brincadeiras com o público, diz que o objetivo da festa foi alcançado. “Bem italiana devido ao nosso esforço, valeu a pena. Me sinto feliz e realizado por estar representando os antepassados”.
Pisa da uva
O show da pisa da uva é um resgate de como o vinho era feito antigamente. Amilton explica que essa era uma forma de agradecer a Deus pela boa colheita. “Depois de pisar as uvas, nós colocamos açúcar para a fermentação e fazendo o vinho, que é servido na próxima festa. O vinho é muito bom”.
Quando a uva é pisada, a semente não quebra e isso dá um gosto diferente ao vinho.
Após um casal apresentar uma dança típica italiana e pisar as uvas, a realeza da 6ª Festa da Integração também participou da pisa da uva.
A rainha Jessica Rocha foi a primeira. Em seguida foram as princesas Ana Paula Kavihioni e Elisa Cristina Bretzke.
O público também foi convidado a participar e quem se prontificou foi Vanilza Schmidt. Ela é de Florianópolis e veio à festa pela primeira vez.
Vanilza relata a sensação de pisar na uva. “É um frescor. Foi bem legal. Sobe um aroma de uva bem gostoso”.
Confira o vídeo:
Tradição italiana
A festa italiana é uma realização da Acig e da Prefeitura de Guabiruba, com o apoio da Associação Visite Guabiruba (Avigua).
Guabiruba é bastante lembrada pela tradição alemã. A festa é uma forma de reforçar os laços da cultura italiana na cidade, que teve a maior parte de seus imigrantes instalados no bairro Lageado Alto.
Vanilza é descendente de alemães, mas adorou a festa e considera importante o resgate da tradição italiana e a forma como o evento promove a integração entre as culturas. A irmã dela, Maria Alice Schmidt, disse que é uma “festa familiar” e elogiou a gastronomia.
“É uma festa que une. A grande maioria é de descendentes de italianos, mas nós recebemos vários alemães e várias pessoas de outras etnias. Então o sentimento é de pertencimento dessa cultura e também de pertencimento dessa interação que a cidade de Guabiruba corresponde”, diz Stedile.
O vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke parabeniza a organização e ressalta a importância do evento. “Isso realmente nos deixa muito felizes porque é uma tradição. Guabiruba começou com os alemães, mas essa região é a dos italianos. Traz para as pessoas que não conheciam, o que é a tradição italiana”, diz.
Angela Helena Leoni é descendente de italianos e participou da festa pela primeira vez neste ano, fazendo parte da equipe de trabalho. Para ela, a festa mantém viva a tradição italiana e traz à memória os antepassados.”A hora que eu fui arrumar o milho para fazer uma atividade, eu lembrei muito do meu pai, pois eu ajudava ele”, conta.