Festas de outubro movimentam e superam expectativas de hotéis e comércio de Brusque
Estabelecimentos registraram turistas de vários estados interessados na Fenarreco e Oktoberfest
Estabelecimentos registraram turistas de vários estados interessados na Fenarreco e Oktoberfest
Outubro foi um dos meses mais aguardados desde que a pandemia obrigou o cancelamento de eventos com aglomerações de pessoas. Prova disso foi o grande público de moradores de Brusque e região, além de outros estados, registrados na Fenarreco. A 35ª edição da festa movimentou o município como um todo, trazendo resultados positivos em diversos setores.
A ocupação hoteleira em Brusque superou as expectativas de muitos estabelecimentos que registraram clientes de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e os próprios catarinenses.
Moatan Faria Fernandes, responsável por grupos e eventos do Tri Hotéis comenta que havia uma boa expectativa de hóspedes para esse período e que os números foram dentro do esperado. Segundo ele, boa parte dos clientes que reservou um quarto no estabelecimento tinha com o objetivo de visitar a Oktoberfest.
Devido à lotação nos hotéis de Blumenau, as pessoas recorrem aos municípios da região, Brusque sendo um deles. Ele comenta que muitos hóspedes nem sequer sabiam da existência da Fenarreco.
“Eles estavam vindo para Oktober e nós recomendamos uma visita na Fenarreco também, mas eles não sabiam da festa. Como eles já estavam aqui, aproveitavam para conhecer o evento também e frequentavam um pouco de cada”, comenta.
O gerente de marketing do Estação 101, Alex Passos, afirma que a rede teve muitos clientes que frequentaram a Marejada, em Itajaí, além da Fenarreco e Oktoberfest. O movimento neste ano cresceu 10% em relação a 2019. “O impacto é positivo. Havia uma demanda reprimida que voltou com tudo para as festas de outubro. Todo ano temos uma boa procura, porém nesse ano a procura foi ainda maior”.
No Monthez Hotel e Eventos a procura foi considerada satisfatória, considerando que as festas não aconteciam há dois anos, especialmente aos fins de semana. Gabriele Schmitt, gerente de marketing, comenta que os números deste ano seguiram a mesma média de 2019, última edição da Fenarreco e Oktoberfest.
“O saldo que fica é muito positivo, é muito bom ver a retomada de eventos tão importantes para a cidade e região. Após dois anos sem estes eventos, foi muito legal ver o quanto o público estava animado para retornar para estas comemorações e como isso refletiu para a hotelaria também, além do turismo em geral nas cidades”, avalia.
Para a gerente do Hotel Veneza, Tania Mara Pedrini, as festas contribuem para movimentar a economia da região, além de resgatarem a alegria e tradição tão presente nos eventos. O estabelecimento teve uma procura acima das expectativas, superando a edição anterior, em 2019. “Todos saíram satisfeitos com as festas”, aponta.
O Hotel Gracher estava preparado para um bom movimento neste ano com o retorno das festas, mas os números registrados superaram as expectativas da administração. Segundo Roberta Gracher Stieven, diretora administrativa do estabelecimento, 2022 foi o melhor ano quando se trata das festas de outubro. “Os números cresceram e chegamos a 100% de ocupação nos finais de semana da festa”, comemora.
Na avaliação da diretora, normalmente as festas de outubro trazem um impacto positivo para o turismo em Brusque e região. No entanto, neste ano o aumento foi significativo e muitos hóspedes aproveitaram não só as festas, mas a região como um todo.
“A organização da Fenarreco neste ano foi um ponto muito positivo para que o público tenha interesse em voltar nos próximos anos”.
Não foi apenas a hotelaria que registrou grande movimentação em Brusque. O comércio também teve impactos positivos devido às festas de outubro. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, comenta que ainda não recebeu os números dos lojistas, mas com base no público registrado durante a Fenarreco, acredita que o comércio foi positivamente beneficiado.
Ele ainda comenta que a euforia no público era notável e que quando o público elogia e fala bem da festa, o comércio também é favorecido. “Sempre ajuda para o próximo ano. A Fenarreco é um sucesso natural, mais pessoas vem a cada ano e a cada ano o comércio tende a crescer. O turismo é importante para a cidade, principalmente o turismo de compra, que é muito forte em Brusque”, diz.
– Assista agora:
“Temos que ultrapassar os obstáculos e não desistir”, diz brusquense que venceu o câncer de mama