X
X

Buscar

Festas de outubro movimentam rede hoteleira de Brusque

Muitos estabelecimentos estão com 80% dos quartos ocupados

Um dos setores mais movimentados pelo público que visita as festas de outubro é o de hotelaria. A procura por hospedagem para participar das festas típicas alemãs está grande em Brusque e os hotéis já tem quartos reservados até nos últimos dias de festa.

No Hotel Veneza, a recepcionista Morieli Nascimento conta que o maior movimento é por conta da Oktoberfest. Neste último fim de semana, quase 100% dos quartos estavam ocupados. Durante a semana o movimento diminui, mas ainda conta com turistas, principalmente por causa dos eventos em Blumenau.

No Monthez Hotel e Eventos, cerca de 85% dos quartos já estão reservados para os próximos fins de semana de festas. A coordenadora de reservas, Elisiane Kormann, diz que não é possível mensurar se os hóspedes vão mais para a Oktoberfest ou para a Fenarreco, mas avalia que pelo perfil, que são mais famílias, eles participam das duas festas.

No Hotel Gracher, o movimento também está alto. O proprietário, Sandro Gracher Baran, comenta que a procura por hotéis começou a aumentar nos últimos anos e neste não está sendo diferente. Quase 90% dos quartos estão ocupados.

Baran considera que as festas são importantes para a região. “Traz um público diferenciado por um tempo maior”, comenta.

Na avaliação dele, as pessoas de outros estados vem atraído pela programação da Oktoberfest. No entanto, os hóspedes acabam participando da Fenarreco, já que muitos são famílias que vem com o objetivo de passear, inclusive para fazer compras nas lojas do município. Também participam da 33ª Marejada, em Itajaí.

No Tri Executive Hotel, praticamente todos os quartos foram ocupados. “Desde o dia 10 o movimento está positivo”, diz a gerente, Miriam Cristina Vani. Muitas reservas são cotidianas, como de representantes, mas também tem várias dos foliões.

De segunda a sexta o movimento é bom, mas aumenta no sábado e no domingo. O hotel recebeu pessoas de diversos locais do pais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O mais interessante é que tem grupos que já se hospedam conosco há dois, três anos. As pessoas que vêm pra cá acabam voltando”, comenta Miriam.

Na avaliação da gerente, neste último fim de semana os hóspedes vieram para participar das festas da região. Muitos vem para a Oktoberfest, mas como se hospedam aqui, vão na Fenarreco e na Marejada.

E muitos hóspedes estão para chegar, tanto para esta última semana de Fenarreco quanto para a Oktoberfest. “A gente tem reservas até o fim de outubro”, conta Miriam.