Festival Brasileiro da Cerveja terá dois estandes com a melhor cerveja do Brasil em 2022
Cerveja Blumenau reservou 2 mil litros da CraftLab Grodziskie exclusivamente para o festival
Cerveja Blumenau reservou 2 mil litros da CraftLab Grodziskie exclusivamente para o festival
A Blumenau CraftLab Grodziskie foi eleita a melhor cerveja do Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022, realizado no início deste ano. Feita pela Cervejaria Blumenau, a bebida ganhou o paladar dos jurados e deixou o prêmio na cidade, numa disputa com outras 3.635 inscritas, valorizando ainda mais a marca e o município.
Considerada um tipo histórico, por não estar mais presente nos guias de cervejas comuns e comerciais, a Grodziskie é polonesa e era tradicionalmente produzida há cerca de 700 anos. Responsável pelo resgate, o Mestre Cervejeiro da Cerveja Blumenau, Marcos Guerra, destaca a grandiosidade do título conquistado a nível nacional.
“Chegar à final com uma cerveja histórica, que poucas cervejarias no Brasil já fizeram, e ganhar o título, disputando com cervejas mais potentes, como IPAs que já ganharam ouro, e outras diversas medalhadas, é muito gratificante. É um titulo e um feito muito grande, que só coroa o trabalho que a gente vem fazendo há anos aqui em Blumenau”, conta Guerra.
Apesar de diferenciada, o mestre cervejeiro explica que a Grotziskie é uma cerveja muito fácil de se beber. Segundo ele, a forma como ela é produzida garante qualidade e leveza para os degustadores da bebida.
“É uma cerveja feita com 100% de malte de trigo, mas um malte defumado no carvalho, o que diferencia da maioria das outras cervejas de trigo, que normalmente usam outras madeiras. Por isso, ela tem o sabor e aroma defumado, mas bastante diferente. Não tem aquela sensação de peso do bacon, de fumaça. Ela tem um teor alcóolico de cerca de 3,2%, é muito cristalina, então acaba sendo muito fácil de tomar”, explica.
Além de conquistar o prêmio nacional, que contou com jurados renomados de nove nacionalidades, a Blumenau Craftlab também foi considerada a segunda melhor em um evento a nível nacional, realizado em Barcelona, na Espanha.
Uma novidade da edição deste ano do Festival Brasileiro da Cerveja é a presença da cerveja campeã do concurso. Normalmente, devido a proximidade dos dois eventos, a cervejaria vencedora não consegue produzir muitos litros da bebida e acaba oferecendo cerca de 30 a 60 litros, deixando muitos visitantes e cervejeiros curisoso.
Aproveitando um intervalo maior entre os dois eventos e também a estrutura da Cerveja Blumenau, neste ano, quem for até o festival poderá ter a certeza que a vencedora do concurso estará disponível.
“Nós reservamos dois mil litros para o festival, ou seja, acreditamos que vamos conseguir atender todo o público nos quatro dias de evento”, destacou Marcos Guerra.
A Blumenau CraftLab Grodziskie estará a venda em dois estandes: No da Cerveja Blumenau e da encubadora Blumenau Craftlab. Além dela, outras cerca de 80 cervejarias apresentarão rótulos de diversos tipos para os presentes no evento.
Outra novidade comemorada este ano pelos amantes das cervejas é a possibilidade de também poder provar cafés diferenciados. Pela primeira vez na história, o Festival Brasileiro da Cerveja terá cafés maturados em barris de madeiras para degustação.
A novidade fica a cargo de Doug Merlo, mestre cervejeiro premiado nacionalmente e mundialmente. Douglas é responsável oela Blumenau Coffee Roasters, uma
Micro-torrefação da cidade, que terá um estande com uma dezena de cafés para degustação.
“Serão seis cafés de origem, dois blends e quatro maturados em barris de madeira que foram usados para maturar destilados de vários tipos. Rum no carvalho americano, Bourbon no carvalho americano, Cachaça em amburana e Tequila em carvalho francês”, explica Doug.
“Os cafés poderão ser degustado espresso e coado, e tudo será preparado na frente do visitante. Ainda teremos uma surpresa, um blend edição limitada comemorariva dos 3 anos de fundação da micro-torrefação. E esse blend só será divulgado na quarta-feira, primeiro dia do evento, complementa o Doug Merlo.
Além das cervejas e cafés, o Festival Brasileiro da Cerveja terá muita gastronomia e shows musicais.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: