X
X

Buscar

Festival Nacional da Cuca oferece 20 sabores diferentes

Cerca de 7 mil pessoas passaram pelo pavilhão neste fim de semana

O tradicional sabor da cuca alemã foi apreciado neste fim de semana por milhares de pessoas que passaram pelo pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof e prestigiaram a 2ª edição do Festival Nacional da Cuca. Ao todo foram comercializadas cerca de cinco mil cucas, o que movimentou segundo o coordenador do Núcleo de Panificadores e Confeitarias, Vanderlei Hassmann, uma média de R$ 85 mil para as 13 padarias associadas.

Café Colonial

Mais de 50 itens de salgados, tortas, queijos, geleias, e é claro, cucas, estiveram à disposição dos visitantes que desfrutaram do café colonial. O proprietário do Schmitt Buffet e Eventos, Robson Schmitt, que serviu as refeições, diz que mais de 2 mil pessoas saborearam o café durante os dois dias do festival. As cucas de queijinho, coco, abacaxi e vinho, foram, segundo ele, as mais consumidas.

Cuca Nota 10 do Brasil

A 2ª edição do festival recebeu 38 inscrições e 42 receitas. Além de participantes de Brusque, teve inscritos de Pomerode, Itajaí, Florianópolis, Blumenau, Joinville e Guabiruba. Nove jurados, entre eles, representantes do Núcleo de Gastronomia, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e donos de panificadoras escolheram a melhor receita baseado em cinco critérios, que foram desde o sabor até a viabilidade comercial.

Vencedora é de Balneário Camboriú

Gedalva Padilha, advogada de Balneário Camboriú e estudante do 4º período de gastronomia, foi a vencedora do concurso Cuca Nota 10 do Brasil com a receita de cuca refrescante de abacaxi com merengue suíço e amêndoas laminadas. A principal singularidade, segundo ela, foi a criatividade. Darlin Maik Carbonara, de Joinville, ficou com o segundo lugar. Ele apresentou a receita de Cerveja com Damasco.  A dona de casa Rosana Albrecht de Brusque recebeu o terceiro lugar com a receita de cuca de Jabuticaba.