Festival Uma Tarde em Família celebra a união e reúne diversas religiões em Brusque
Evento foi o encerramento da X Semana da Família
Após um período sem evento devido a pandemia, o Festival Uma Tarde em Família voltou a ser realizado em Brusque. Na tarde deste sábado, 21, famílias de diferentes religiões se reuniram no Centro Evangélico Pastor Sandreczki para celebrar a união. Esta foi a décima edição do encontro que é realizado pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência de Brusque (Grupia) e aconteceu das 14h30 às 18h.
O evento contou a participação do padre Alvino Milani, vigário da paróquia Nossa Senhora de Azambuja, pastor Edélcio Tônio Tetzner, da Paróquia Bom Pastor de Brusque, pastor Marcos Fagundes, da Igreja Evangélica Calvário, e o pastor Marcos Foppa, da igreja Centro de Adoração e Missão. Eles foram responsáveis por celebrar o culto ecumênico que abriu o festival.
Conforme o organizador, Paulo Kons, o número de participantes desse ano foi menor, porém o comprometimento das famílias foi maior. “Em 2019 nós vínhamos de uma caminhada de oito edições anteriores. O público foi maior do que nesta edição. Parece que a pandemia deixou muitos no mundo virtual. O que nós percebemos foi uma qualidade maior nos participantes, o nível de compromisso com a causa, com a ideia, e maior efetividade”, declarou.
Semana da Família
O evento encerra a X Semana da Família que teve como tema este ano “O Futuro da Humanidade passa pela Família”. As celebrações iniciaram com uma sessão de cinema e ao longo dos outros dias foram realizados encontros em diversos pontos da cidade.
O Festival Uma Tarde em Família contou com diversas atrações. Pais e crianças puderam participar gratuitamente de teatro de fantoches, contação de história, oficinas de biscuit, bijuteria, colagem, brincadeiras, pintura facial, quadriciclo, corrida de saco, queimada, pula a corda, vôlei, futsal, cama elástica, piscina com bolinhas, mesa de ping pong. Além disso, também foi feita a distribuição gratuita de cachorro quente, refrigerante e pipoca.
O retorno
A família Sestrem, composta por Paulo Rodrigo, Juliana e o filho Vinícius de cinco anos, é membro ativo do Grupia e participa anualmente no evento. “Agora é que estamos com filho pequeno, mas não tenha dúvida que antes disso a gente já participava e vamos continuar. Não só por causa do nosso filho, mas para que a gente possa estar junto aqui ajudando e colaborando com as outras famílias”, explicou.
Ele também destacou a importância do momento para as diversas famílias. “A gente fica muito feliz por poder estar aqui em um evento desse que é preparado com tanto carinho para que as crianças possam vir aqui se divertir, ter uma tarde de lazer. A gente sabe que ainda na nossa cidade tem muitas famílias que não tem oportunidade de oferecer isso para as crianças”, pontuou.
Encontro de famílias
Os casais de amigos Mônica e Sidney Alves e Charlene e Gilliard Petermann, decidiram aproveitar o momento para reunir os filhos e curtir a tarde de sábado. Ambos estão participando pela primeira vez do evento e ficaram muito felizes com o que encontraram.
“Achamos bem legal por trazer as crianças e participar com a família. Estou gostando bastante e os pequenos já estão brincando, não param quieto. Acho um evento importante e que deveria ser mais divulgado para mais pessoas participarem, porque família é tudo na sociedade”, contou Mônica que é mãe do Samuel de cinco anos e do Isaque de seis meses.
Para Charlene, que é mãe do Heros de três anos, o evento vai além do momento em família, pois traz o contato com diferentes religiões. “Essa é a primeira vez que participo, mas já tinha ouvido falar desse evento que eu acho muito legal, essa iniciativa de reunir todas as religiões para um encontro entre famílias, que é a nossa essência, a nossa base”, disse.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube