Fevereiro foi o mês menos quente dos últimos quatro anos em Brusque
Na terça-feira, o município registrou, ainda, a menor temporada do ano: 16.8 ºC
Na terça-feira, o município registrou, ainda, a menor temporada do ano: 16.8 ºC
O mês de fevereiro foi o mais frio dos últimos quatro anos, com média de 17.6 ºC. Em 2013, foi de 18.2ºC, 2014 acima de 19ºC e no ano passado a mínima foi de 19.3ºC. As informações são do blogueiro do Município Dia a Dia, Ciro Groh, que possui três estações meteorológicas na cidade – neste caso específico os dados são do Rio Branco.
Já março deve ser ainda mais ameno. No primeiro dia do mês, terça-feira, foi registrada a menor temperatura do ano em Brusque. Entre 6h08 e 6h50, a temperatura se manteve na casa dos 16.8 ºC. Na última segunda-feira, 29, a temperatura também foi amena. Por volta das 6h o registro foi de 17.6 ºC. Já ontem houve uma pequena elevação: entre 6h e 7h chegou aos 19.8 ºC.
Segundo Groh, março deverá ser um mês atípico em comparação aos outros anos. “Precisamos aguardar até o fim do mês para vermos o que acontecerá, pois o tempo é uma caixinha de surpresas, mas pelo que temos observado será a média mais baixa em comparação aos outros anos”.
O meteorologista Ronaldo Coutinho explica que este período do ano integra uma fase de transição climática, e que diferentemente dos outros anos, em que o outono tinha “cara de verão”, em 2016 ocorre o inverso: o outono se parece mais com inverno. “Vai diminuindo as frequências de dias quentes e aumenta as temperaturas mais amenas”.
Previsão para hoje
Coutinho diz que hoje o dia será mais chuvoso em várias regiões do estado, incluindo o Vale do Itajaí. Ele explica que a baixa pressão do mar traz umidade do oceano, o que forma mais nuvens e provoca a chuva. A previsão é de que chuvas fracas a moderadas persistam até o fim de semana.
Coutinho ainda afirma que nos próximos 45 dias o sol aparecerá na maioria do período. A previsão é que até 16 de abril, chova em todo o estado cerca de 290 a 340 milímetros. “Parte desta chuva já virá de frentes frias e áreas de instabilidade e parte ainda ocorrendo mais da tarde/noite. Existe risco de temporais, alguns bem fortes, com frequência um pouco maior que o normal”.
Observador do Tempo
Confira o blog de Ciro Groh no portal Município Mais: municipiomais.com.br/observadordotempo