“Fica a critério do médico”, diz secretário sobre uso de cloroquina para tratar Covid-19 em Brusque
Câmara de Vereadores fez requerimento solicitando informações sobre a utilização do medicamento
Câmara de Vereadores fez requerimento solicitando informações sobre a utilização do medicamento
O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, informou ao jornal O Município que o uso do medicamento cloroquina no tratamento da Covid-19 é, atualmente, definido estritamente pelo médico responsável pelo atendimento.
Segundo Souza, “eventualmente algum médico receita, pois isso fica sob critério do profissional”.
Ele destaca ainda que não há recomendação da Secretaria de Saúde do município para prescrever o medicamento, mas cada médico é livre para receitar o que considerar adequado.
A Câmara de Vereadores de Brusque enviou um requerimento para saber se os médicos estão receitando o medicamento cloroquina em Brusque, na terça-feira, 1º de junho.
Aprovado por 12 votos a 1, o requerimento do presidente da casa, de Alessandro Simas (DEM), é se o medicamento tem sido utilizado no município para o tratamento da Covid-19 e se a disponibilização do medicamento está sendo feita.
O texto também questiona se a cloroquina é oferecida precocemente ou somente após o diagnóstico da doença.
Caso a resposta a essas perguntas seja negativa, o texto questiona se o paciente diagnosticado com a Covid-19 pode solicitar a utilização do medicamento.
É preciso ressaltar que, de acordo com as autoridades de saúde e testes já realizados, o medicamento não possui eficácia comprovada para tratar ou prevenir a Covid-19.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: