X
X

Buscar

Fiéis de várias cidades do estado visitam tradicional Festa de Azambuja, em Brusque

Evento reuniu milhares de pessoas neste fim de semana

Na manhã nublada deste domingo, 18, centenas de fiéis estiveram presentes na tradicional Festa de Nossa Senhora de Azambuja, realizada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja, em Brusque. O estacionamento próximo ao local estava repleto de ônibus, indicando que muitos turistas foram prestigiar o evento.

Tradição no município, a festa é esperada pelos fiéis que aguardam ansiosos pelas celebrações e para conferir as diversas barraquinhas instaladas no local durante a festa, que vão desde comidas, como churros e cocada, desde a brinquedos que fazem a alegria da criançada.

Barraquinhas são tradição na Festa de Azambuja | Foto: Brenda Pereira

A preparação para o festejo começou no dia 9, por meio da novena, que contou com a participação de diversas famílias da comunidade até neste sábado, 17.

O início da festa foi marcado pela celebração das 19h, seguida da tradicional procissão luminosa no Morro do Rosário, que encerrou com um show pirotécnico.

Neste domingo, pela manhã, ocorreram celebrações desde cedo e, às 10h30, começou a missa solene, com a presença do arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, dos festeiros e de centenas de fiéis que lotaram a igreja.

Missa contou com a presença do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck | Foto: Brenda Pereira

O fluxo de pessoas no local é bastante intenso, tanto nas barraquinhas quanto no Morro do Rosário, onde pessoas sobem e descem o tempo todo, sozinhas ou em grupo.

Descendo o morro, estavam as adolescentes Isabelle Maria Fagundes, 12 anos, e Nicoli de Jesus Cobre, 15. Elas são primas e foram à festa na companhia da avó, Maria Fagundes, 65, que vem ao evento há cerca de oito anos.

É a terceira vez que Isabelle vem com a avó, e este ano foi a primeira visita de Nicoli. Elas contam que gostaram bastante da festa e que na subida do morro foram conversando e parando para rezar nas estações. “Achei bem legal”, diz Nicoli.

Maria vem à festa há tantos anos por ser devota de Nossa Senhora. “Já me vi no fundo do poço e me curei pela intercessão de Nossa Senhora a Jesus Cristo”, conta. Ela leva as netas junto para incentivar a religiosidade. “Sem Deus, não somos nada”, ressalta a avó.

Maria foi à festa com as netas Isabelle e Nicoli | Foto: Brenda Pereira

De Barra Velha, Lourival Matias Francisco, 58, veio na festa pela primeira vez. Já fazia algum tempo que ele sabia do evento e neste ano decidiu participar. Ele subiu o Morro do Rosário rezando e às 10h30 participou da missa.

Francisco conta que gosta bastante de festas e por isso veio visitar a tradicional Festa da Azambuja. O turista diz que achou “show de bola”.

Lourival esteve no evento pela primeira vez | Foto: Brenda Pereira

Devotos de Nossa Senhora há muitos anos, o casal Bernadina Ramos e Valdemar Paulo Ramos, todos os anos saem de Itapema e vem a Brusque para participar dos festejos. A primeira coisa que eles fizeram foi participar da missa.

Valdemar conta que é tradição na família ser devoto de Nossa Senhora, que dos avós dele passou para os pais dele, e então para ele e a esposa. A primeira vez que Bernadina foi à festa foi com o sogro e a sogra, que ensinaram a ela a devoção por Maria, a mãe de Jesus.

“Venho para agradecer e louvar o filho dela”, diz Bernadina. Ela relata que já passou por problemas de saúde e que pela intercessão de Nossa Senhora conseguiu a cura. Por isso, vem à festa para agradecer pelas graças recebidas e pedir por saúde para que no ano que vem possa comparecer ao evento de novo.

O casal Bernadina e Valdemar são devotos de Nossa Senhora | Foto: Brenda Pereira

A festa continua até a noite deste deste domingo, com missa às 13h 14h30, 16h e 19h e também com os festejos que contam com a venda de cachorro-quente, bebida e churrasco.