Há exatos 10 anos, o Papa João Paulo II reconheceu a santidade de Madre Paulina. Neste domingo, 20 de maio, a comemoração de uma década da canonização lotou o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Seja para agradecer por uma graça recebida ou renovar suas preces, fiéis de todo o estado passaram pelo local.
Durante a missa festiva, ocorrida às 10 horas, a catedral do Santuário estava repleta de pessoas. Após a celebração houve queima de fogos.
De Brusque, um grupo de pessoas partiu rumo à Nova Trento, às 5h30 da manhã e conforme ocorre há 16 anos, integraram a Caminhada da Fé, organizada pelo funcionário público, Joaquim Costa (Manico), 57 anos.
– A ideia de fazer a caminhada surgiu com a vontade de ir até a Santa agradecer tudo de bom que a Santa faz por nós. A previsão é que hoje participassem 1 mil pessoas. Mas a chuva atrapalhou um pouco – contou.
Cerca de 350 pessoas participaram da 16ª Caminhada da Fé. Os romeiros chegaram ao Santuário, entre 10 horas e meio dia. E em todos eles, além do ar de cansaço, era visível a alegria desta etapa vencida.
– Acho que a caminhada até aqui, é como aquela passagem de Santa Paulina, que diz: “Nunca jamais desanimeis embora venham ventos contrários” – destaca Janete Visintainer Gonçalves, 53 anos, que está na quarta geração de primos de Madre Paulina e reside no Centro de Brusque.
** Saiba mais na edição impressa do MDD desta segunda-feira, 21 de maio.