X
X

Buscar

Filhote de jaguatirica é encontrado em área urbana de Nova Trento

Animal foi levado à Secretaria do Meio Ambiente e encaminhada para Florianópolis pela Polícia Ambiental de Tijucas

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento recebeu na última segunda-feira, 21, um filhote de jaguatirica. A filhotinha foi encontrada em área urbana, por um morador de região próxima do Centro, que afirmou tê-la encontrado na beira da estrada.

Na secretaria, a filhote foi batizada com o nome de Paulina, e foi encaminhada para Florianópolis pela Polícia Ambiental do município de Tijucas.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Victor Gomes, a secretaria não tem conhecimento da mãe da jaguatirica e nem de outros filhotes. Ele afirma também que é importante não divulgar o bairro onde ela foi encontrada, para que as pessoas não se aventurem no local para buscar outros filhotinhos que possam estar na região.

Gomes frisa que, no caso de encontrar um animal como a jaguatirica, o procedimento correto é comunicar as autoridades ambientais antes de tentar capturá-lo, afinal, o animal pode ter doenças como raiva e o cidadão pode até mesmo ser autuado pela lei de crimes ambientais.

A jaguatirica é o terceiro maior felino do continente americano e está em extinção desde os anos 1980, em especial devido ao comércio de peles e a caça predatória que ocorreram entre as décadas de 1960 e 1970.

Veja as fotos: