Filhotes encontrados em balde em Guabiruba ainda estão sem donos
Animais foram resgatados pela ONG Pata no último fim de semana no bairro Guabiruba Sul
Animais foram resgatados pela ONG Pata no último fim de semana no bairro Guabiruba Sul
Na manhã do domingo, 6, dois filhotes de cães foram abandonados dentro de um balde no bairro Guabiruba Sul, em Guabiruba. Ao encontrar os animais, um morador da região acionou voluntários da ONG Protegendo os Animais com Todo Amor (Pata), que se dirigiram ao local para resgatá-los. Passados quatro dias, os filhotes ainda aguardam um lar.
Próximo ao local, os voluntários também encontraram a mãe dos cãezinhos. Magra e debilitada, a cadela foi levada a uma clínica veterinária junto aos filhotes. O presidente da Pata, Israel Cypriano, conta que a rua (Guabirupé) em que os três animais foram abandonados não é pavimentada e as margens estavam com a vegetação mais alta, o que facilita o abandono.
“O balde não tinha proteção alguma e os animais estavam molhados porque estava começando a chover naquele horário [8h]. Também estavam sujos, até com princípio de hipotermia. Estavam em estado bem lastimável. Um dos filhotes não conseguia nem abrir o olho porque estava com secreção”, conta.
Segundo Cypriano, os animais foram vermifugados e higienizados na clínica veterinária. No local, ficaram internados até terça-feira, 8. Atualmente, os três estão em um lar temporário aguardando adoção. O presidente espera que eles sejam adotados na feirinha que a Pata promoverá no próximo sábado, 12.
O evento ocorrerá na clínica veterinária Central Pet, na rua Brusque, nº 1919, próximo à rótula da NCA Malhas no bairro Imigrantes, das 8h às 12h. Para adotar os animais é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Cerca de 15 animais, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção.
“No final de ano, as adoções são em menor número. Na última feirinha conseguimos doar cinco animais. Como os dois que foram abandonados no balde são filhotes, há mais chance de serem doados do que animais adultos. E temos esperança que as pessoas se sensibilizem pelo caso, já que teve bastante compartilhamento nas redes sociais”, explica.
Abandono em massa
Ainda de acordo com o presidente, Guabiruba está enfrentando uma onda de abandonos. Semanalmente, cães e gatos são deixados nas ruas do município. Em 10 dias, conta Cypriano, nove animais foram abandonados em uma única rua.
“Está sendo um ano bem complicado, com muitos animais abandonados”, diz. “E é complicado também porque muitas famílias saem de férias e não querem o compromisso de ficar com o animal”, completa.