Filme brusquense que retrata vida de músico luterano é apresentado no Cescb

Obra foi produzida para comemorar os 500 anos da Reforma Luterana

Filme brusquense que retrata vida de músico luterano é apresentado no Cescb

Obra foi produzida para comemorar os 500 anos da Reforma Luterana

  • Por Daiane Benso
  • 6:04
  • Atualizado às 10:12
  • +A-A

Em exibição única, será apresentado nesta terça-feira, 3, às 19h30, no teatro do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (Cesb), o filme Música e Fé – Memórias da vida e obra de Johann Sebastian Bach. A obra, narrada em primeira pessoa, retrata a história daquele que é considerado o maior músico luterano de todos os tempos.

Durante 1h05, o público terá a oportunidade de conhecer momentos importantes da vida de Bach. Ao fim do filme, que é comemorativo aos 500 anos da Reforma Luterana, serão comercializados DVDs a R$ 20. A entrada ao teatro do Cescb é gratuita.

Dirigido por Sérgio Luiz Westrupp, a obra foi idealizada em dezembro de 2016. De janeiro a abril deste ano, foi produzido o roteiro, o planejamento de cenas e a construção do personagem com o ator Emiliano de Souza, que interpreta Back.

Durante este período também foi concluída a organização do repertório para a Orquestra de Câmara do Cescb, que se dedicou ao projeto no primeiro semestre deste ano. Conforme Westrupp, as adaptações do repertório original foram feitas de forma a respeitar ao máximo a escrita musical do música.

“O roteiro apresenta certa particularidade, que é de uma cantata de igreja no estilo do próprio compositor”, explica. O filme também mostra sete trechos intitulados: Vigília,  Bodas, Riacho, Música,  Fé, Superação e Entrega, com densidade e texturas variadas como uma peça musical cantada nas igrejas luteranas durante o século 18.

O diretor diz que a obra contou com várias locações em espaços particulares e públicos de Brusque, entre maio e julho deste ano. As cenas do riacho foram gravadas em Guabiruba.

“A parceria cultural com o Cescb, juntamente com a diretoria da Paróquia Bom Pastor foi fundamental para que o filme pudesse expressar seu objetivo”, afirma Westrupp.

Além disso, para que a obra se concretizasse, empresas de Brusque e Guabiruba também tiveram papel importante, já que colaboraram financeiramente com os gastos de produção.

Obra foi produzida em Brusque entre os meses de maio e julho deste ano/ Divulgação

O filme
Na história, Bach acende uma vela e inicia uma vigília, onde revive vários momentos de sua vida. Ele medita sobre seus esforços, seu espírito incansável, dedicação ao ensinar, o zelo pela família, a arte de suas composições, os quilômetros percorridos a pé.

Ao chegar à Paróquia Bom Pastor, num momento de profunda contemplação, ele se demonstra grato e oferece sua alma, mente, coração e espírito a Deus, para que o homem velho seja “mortificado” para dar vez ao homem novo.

Após isso, Bach retorna à casa de onde saiu e comemora a sua vida tendo certeza de que viveu o bom combate e manteve-se firme na fé. Ele confirma que Deus é o seu “castelo forte”: nem poder, nem riqueza o desviaram dos planos de Deus.

A obra
Filme:
Música e Fé – Memórias da vida e obra de Johann Sebastian Bach
Cópias: 1,5 mil
Ano de produção: 2017
Realização: Esquina Brasilis Escola de Artes, com Emiliano de Souza e Orquestra de Câmara do Cescb
Parceria cultural: Cescb e Paróquia Luterana Bom Pastor de Brusque
Roteiro e direção: Sérgio Luiz Westrupp
Patrocinadores: Aradefe Malhas, Bruscon, Florisa Tinturaria, Di Colore, Guabifios, HJ Tinturaria e Trumpet

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio