X
X

Buscar

Filmes 3D lhe causam mal-estar?

“Fui ao cinema assistir a filme em 3D , mas não consegui aguentar até o final” , é uma frase relativamente comum nos consultórios. Algumas pessoas sentem tontura, outras cansaço, e outras simplesmente não conseguem ver a imagem em três dimensões, que seria aquela imagem “saltando” da tela.

Por que isso ocorre?

A visão de profundidade (também chamada de visão tridimensional, ou visão estereoscópica), só ocorre quando ambos os olhos possuem adequada visão e alinhamento.  Ou seja, eles devem estar perfeitamente paralelos entre si, e com os seus movimentos para todos os lados perfeitamente alinhados, além de visão para longe boa em ambos os olhos.

Em um filme 3D, cada olho recebe imagens ligeiramente diferentes uma da outra, e o cérebro funde as duas imagens em uma só: causando o efeito de profundidade.

Nos casos de estrabismo (“olho torto”) ou quando um dos olhos não enxerga, normalmente falta a visão tridimensional, e o filme 3D perde a graça.

Há casos muito mais sutis: uma grande parte da população apresenta um desvio ocular latente – que seria uma discreta tendência a ter um olho mais desviado para o lado que o outro. No dia-a-dia esse desvio é imperceptível, mas pode manifestar-se depois de algumas horas vendo filme 3D, e o resultado é a sensação de tontura, que alivia retirando os óculos tridimensionais.

Da mesma forma que os músculos do olho podem se esforçar para manter alinhado um olho com tendência a desvio, outros músculos dos olhos podem estar forçando para dar uma visão adequada (ou seja, quando a pessoa deveria estar usando óculos, mas não utiliza), e isso também causar cansaço.

Se você tem mal-estar ao assistir a um filme em 3D, seguem 3 dicas:

1)      A primeira, e mais simples: tente mudar de posição em relação à TV ou mudar de cadeira do cinema. Quando a imagem é vista muito de lado, pode não causar o efeito tridimensional adequado. Procure sentar-se de frente à TV, ou em uma cadeira central no cinema.

2)      Se todo filme lhe causa cansaço, e não apenas aqueles em 3D, pode ser que você possua algum grau não corrigido de hipermetropia, miopia ou astigmatismo.

3)      Se apenas os filmes em 3D lhe causam mal-estar, é possível que haja alguma diferença na visão entre os dois olhos, ou no seu alinhamento. Diferenças sutis entre os olhos são muito comuns.

 
Maiara Dalcegio Favretto – Oftalmologista