Filmes legendados perdem espaço em Brusque

Cine Gracher confirma preferência do público pelas produções dubladas e diz que segue tendência nacional

Filmes legendados perdem espaço em Brusque

Cine Gracher confirma preferência do público pelas produções dubladas e diz que segue tendência nacional

Os filmes legendados estão perdendo espaço nos cinemas do Brasil. Hoje, a oferta de filmes dublados é bem superior na maioria das salas e Brusque não escapa desta tendência. De acordo com o gerente do Cine Gracher, Carlos Burigo, a opção pela exibição dos lançamentos dublados se deve ao resultado de uma pesquisa feita com frequentadores de cinema de todo o país.

“Fizemos a pesquisa aqui na nossa região também e o resultado é que 92% do nosso público prefere o dublado. A geração atual está acostumada com o DVD em casa, com a opção de escolha e, geralmente, escolhem o dublado. A pesquisa também mostra que 80% dos universitários optam pela dublagem em português”, diz.

Assim, Burigo ressalta que os filmes legendados não são viáveis para os cinemas. “A distribuidora manda o filme com as duas opções. Hoje, ainda mantemos algumas opções legendadas para atender a pequena parcela que prefere. A maioria mesmo procura os dublados. Quando não tem essa opção as pessoas assistem, mas a contragosto”.

Burigo destaca que com o filme Velozes & Furiosos 7, deste ano, teve a comprovação da preferência dos brusquenses pelo dublado. “Fizemos uma experiência. Passamos o mesmo filme, no mesmo horário e no mesmo cinema, com as duas opções. O dublado lotou e o legendado deu cinco pessoas. Muitos queriam ver o filme, mas foram embora porque queriam dublado”.

O gerente lembra também que muitos canais de filme da TV por assinatura também estão entrando nesta tendência. “Se você procurar nos canais fechados, vai achar muitos filmes dublados. Antigamente não era assim, hoje a tendência se inverteu”.

Segundo ele, muitos cinemas do país, inclusive, já deixaram de exibir filmes legendados. Nesta semana, por exemplo, o Cine Gracher e o Cine Gracher Havan só exibirão filmes dublados. “O cinema tem que sobreviver. Temos que buscar a fatia que mais frequenta e hoje é o pessoal que prefere os filmes dublados”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio