Fim de semana será chuvoso em Brusque e região
Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos, principalmente próximo a encostas
A chuva não dá trégua em Santa Catarina. No Vale do Itajaí, a previsão é de tempo instável até a próxima segunda-feira, 9, podendo chover aproximadamente 40 milímetros na região entre hoje e domingo, 8.
O meteorologista Ronaldo Coutinho diz que há possibilidade de ter períodos com sol, porém, o tempo seguirá chuvoso, com pancadas de chuva de fraco a moderado. Durante a noite de domingo, e a madrugada de segunda-feira, 9, deve ser registrado chuvas mais intensas, com riscos de deslizamento.
Coutinho ainda afirma que até 19 de dezembro o tempo deve manter-se instável em Santa Catarina, com períodos de no máximo cinco dias sem chuva.
Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram, confirma a instabilidade do tempo neste fim de semana no estado e assegura que as temperaturas continuarão em elevação, ultrapassando a casa dos 20 graus. O vento será de fraco a moderado e não há riscos de temporal no Vale do Itajaí.
Risco de deslizamentos
O acúmulo de água provocado pelas chuvas das últimas semanas mantém Brusque em alerta. A Defesa Civil informa que há riscos de deslizamento de terra, especialmente em encostas.
O órgão municipal está em alerta, observando áreas que apresentam risco de deslizamentos e desmoronamentos. A diretora geral Renate Klein diz que de quarta-feira, 4, até ontem, alguns pontos na cidade apresentaram risco de deslizamentos. Entre eles está a rua José Dubiela, na estrada geral da Serrinha, no bairro Thomaz Coelho; rua Ribeirão do Meio, no Nova Itália; rua Ponta Russa, no Águas Claras e rua Cedro Grande, no bairro Dom Joaquim, no acesso à escola Edith Gama Ramos.
As ruas Catarina Izabel Knihs Kormann e Andrino Bento Amorim, no loteamento Dona Ana, no bairro Souza Cruz, continuam interditadas desde o dia 22 de outubro, por risco de deslizamentos. Ainda não há recursos para realização de obras nas vias.
Renata solicita à comunidade que mora próximo a morros que mantenham-se em alerta. Ela afirma que até segunda-feira, 9, continuará chovendo na cidade – cerca de 20 milímetros hoje e 40 no domingo, 8. “Pedimos sempre que fiquem atentos e nos comuniquem se perceberem alguma movimentação diferente de terra”.
Rio Itajaí-Mirim
Às 16 horas de ontem o rio Itajaí-Mirim registrou 2.64 metros na ponte estaiada Irineu Bornhausen. No entanto, na manhã, por volta das 9 horas, o rio chegou a 3,9 metros. Segundo a Defesa Civil de Brusque, a tendência é que a água mantenha-se baixa.
Defesa Civil
Para emergências ou comunicados ao órgão, entre em contato por meio do telefone 199.