Final do campeonato Catarinense segue indefinida e pode ter campeão inédito
Com as semifinais do campeonato catarinense de futebol sendo disputadas entre Hercílio Luz e Criciúma e Brusque e Barra-SC existe a possibilidade de um campeão inédito no Campeonato Catarinense. Fundado há 10 anos, em 2013, o Barra-SC até hoje não levantou o troféu de campeão do estado de Santa Catarina. De qualquer forma a definição […]
Com as semifinais do campeonato catarinense de futebol sendo disputadas entre Hercílio Luz e Criciúma e Brusque e Barra-SC existe a possibilidade de um campeão inédito no Campeonato Catarinense. Fundado há 10 anos, em 2013, o Barra-SC até hoje não levantou o troféu de campeão do estado de Santa Catarina.
De qualquer forma a definição dos finalistas ocorrerá na próxima quarta-feira. O Criciúma tem a vantagem contra a equipe do Hercílio Luz por ter vencido a primeira partida das semifinais por 2 a 0. Já o Barra-SC para se qualificar para a decisão do Campeonato Estadual de Santa Catarina e seguir na luta pelo título inédito precisará lutar para reverter o resultado contra o Brusque. Atual campeão catarinense o Brusque leva a vantagem de ter vencido a primeira partida por 2 a 1, fora de casa, mantendo a vantagem do empate jogando em cada.
Seja como for o campeonato catarinense de futebol promete trazer momentos emocionantes na próxima quarta-feira, dia 29/03 pelas semifinais. Com todas as possibilidades em aberto, se as equipes que possuem a vantagem para a classificação mantiverem o favoritismo apontado pelo melhor site de apostas futebol teremos uma disputa muito interessante na grande final. Por um lado poderemos ter a equipe do Brusque se sagrando bicampeã consecutiva e por outro podemos ter o Criciúma voltando a conquistar o campeonato estadual depois de 10 anos.
Cabe frisar que o Criciúma é o maior campeão do futebol catarinense se considerarmos os títulos nacionais. Embora em títulos regionais o Criciúma fique atrás de equipes como Avaí, Figueirense e Joinville, com 10 títulos, em títulos nacionais ele se destaca.
O Criciúma é a única equipe do futebol Catarinense a ter vencido uma Copa do Brasil em 1991, e ainda ter conquistados dois títulos nacionais, o Brasileirão Série B de 2002 e o Brasileirão Série C de 2006.
Mas embora o Criciúma se destaque em âmbito nacional, no âmbito regional o domínio segue sendo da dupla Figueirense e Avaí. Com 18 títulos cada, ambos seguem demonstrando sua superioridade no futebol do estado de Santa Catarina embora haja ainda um clube do estado com uma glória maior do que todos os outros.
A Chapecoense se tornou em 2016 o segundo clube do coração de todo brasileiro. Tendo feito uma grande campanha naquela temporada a Chape conseguiu chegar até mesmo a final da Copa Sul-americana. Entretanto a tragédia ocorrida com a equipe abalou não só a história do futebol brasileiro mas toda a história do futebol mundial. Com a queda do avião da equipe a caminho da decisão, matando praticamente todo o elenco, a equipe da Chapecoense acabou sendo declarada campeã da Copa Sul-americana.
Com toda a história e o respeito conquistado pelas equipes do estado de Santa Catarina hoje quem se encontra mais próximo de atingir a glória máxima do futebol estadual é a equipe do Brusque. Além da chance clara de conquistar o bicampeonato seguido do futebol catarinense o Brusque vem buscando seu lugar ao sol também no futebol nacional. Com boas campanhas na série B, a equipe promete colocar o coração na ponta da chuteira para provar que 2023 pode ser o seu ano.
Seja como for o futebol catarinense tem cada vez mais se consolidado no cenário do futebol brasileiro e promete ao longo do ano lutar para voltar a ocupar seu lugar na elite do futebol nacional.