Finalista, Brusque tem a melhor campanha de um catarinense na história da Série D
Quadricolor pode ainda se tornar a quarta equipe do estado a conquistar um título nacional
- Por João Vítor Roberge
- 05/08/2019
- 11:09
Após a épica classificação vencendo o Ituano (SP) no tempo normal e nos pênaltis, o Brusque se tornou o primeiro clube catarinense a chegar à final da Série D do Campeonato Brasileiro. Chegando à final da quarta divisão, o quadricolor superou a campanha da Chapecoense de 2009, e obteve a melhor campanha de uma equipe de Santa Catarina na história do campeonato.
Resta agora a luta pelo título, contra o Manaus (AM). As partidas ainda não tiveram horários divulgados pela CBF, mas devem ser disputadas nos próximos dois domingos, 11 e 18 de agosto. A partida de ida será disputada no Augusto Bauer, a de volta será disputada na Arena da Amazônia.
Caso fature o troféu, o Brusque entra no hall dos clubes catarinenses que possuem títulos nacionais em sua história. Estão neste grupo Avaí (Série C 1998), Criciúma (Copa do Brasil 1991, Série B 2002, Série C 2006) e Joinville (Série B 2014, Série C 2011). O quadricolor seria o quarto clube a conquistar a façanha. O primeiro foi o Criciúma (1991), seguido pelo Avaí (1998) e pelo Joinville (2011).
O Brusque também foi o primeiro time do estado a subir à Série C desde 2010, ano do acesso do Joinville.
Chapecoense em 2009
Um dos primeiros passos da Chapecoense para se tornar uma das principais potências do estado nesta década se deu em 2009, quando subiu da Série D para a Série C. Era a primeira vez que uma quarta divisão nacional era disputada no Brasil.
A Chape se classificou na liderança do Grupo A9, que tinha Londrina, Ypiranga (RS) e Naviraiense (MS). Eliminou Corinthians Paranaense, Londrina e Araguaia (MT) até chegar às semifinais contra o Macaé (RJ). Perdeu por 2 a 0 fora de casa e venceu por 3 a 2 na Arena Condá, depois de ter conseguido o placar de 3 a 0, que a levaria à final.
Joinville em 2010
Em 2010, o Joinville subia à Série C sem sequer passar das quartas de final. Isto porque seu adversário, América-AM, havia escalado de maneira irregular o volante Amaral Capixaba na partida de ida, vencida por 2 a 1 em Manaus. O JEC acabou eliminado após ter empatado em 1 a 1 na Arena Joinville.
O campeonato seguiu em frente, e o América-AM chegou a ser vice-campeão da Série D, sendo superado pelo Guarany (CE) na final em 14 de novembro. Um mês depois, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu pela perda de dez pontos para a equipe amazonense. O Joinville, então, ficou com a vaga à Série C de 2011, da qual seria campeão.
O JEC passou pelo Grupo A9 como líder, à frente de Operário (PR), São José (RS) e Oeste (SP). Eliminou Iraty (PR) e superou novamente o Operário para chegar ao América-AM.