X
X

Buscar

Financiamento para obras de infraestrutura é aprovado na Câmara de Brusque

Empréstimo de R$ 10,7 milhões será contratado junto à Caixa Econômica, com pagamento em 96 meses

Os vereadores autorizaram a Prefeitura de Brusque a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal, no valor de até R$ 10,7 milhões, por meio da linha de crédito Finisa.

A prefeitura pretende investir o recurso na construção, ampliação e reformas das Escolas de Ensino Fundamental, na implantação de fibra óptica no município e na pavimentação de vias.

Os vereadores se reuniram na tarde desta terça-feira, 10, antes da sessão, com representantes da Caixa Econômica Federal, para entenderem os termos do financiamento. Alguns vereadores também participaram de reuniões com a prefeitura para ter certeza da capacidade financeira da administração em conseguir honrar o financiamento com o banco, sem comprometer as próximas gestões, já que há uma carência de dois anos para o início do pagamento. 

O vereador Marcos Deichmann (Patriotas) destaca que o financiamento por meio do Finisa é bastante rigoroso e que a prefeitura precisa apresentar todas as notas ao banco para poder usar o recurso. 

Deichmann diz que ficou surpreso com o que a prefeitura pretende fazer com o recurso do financiamento. “A implantação de fibra óptica vai interligar todos os setores públicos com internet de sobra para as empresas conseguirem utilizar e ajudar a prefeitura com os custos. Desde a Volta Grande até o Cedro Alto terão a internet fibra óptica”.

Além disso, a prefeitura pretende investir na construção de uma creche no Loteamento Emma 2, reforma da Escola Alberto Pretti, na Limeira, e da creche do bairro Santa Luzia, e ainda em pavimentação de ruas.

O vereador Claudemir Duarte, o Tuta (PT), reconheceu a importância do projeto, principalmente no que se refere à implantação da fibra óptica, entretanto, criticou o fato de a prefeitura “só realizar obras por meio de financiamento, e não buscar projetos e recursos junto ao governo federal”. 

Para ele, os financiamentos podem comprometer os próximos gestores, que terão a capacidade de investimento reduzida, por precisar honrar os compromissos desta gestão.

O pagamento do financiamento será feito em 96 meses. O projeto foi aprovado por 12 votos a 1.