FIP Flowers movimenta Brusque com centenas de orquídeas e bonsais em exposição e feira
Evento está sendo realizado até este domingo, 20
Centenas de orquídeas, flores em geral e bonsais de diversas espécies dão cores a mais a este fim de semana em Brusque na FIP Flowers, evento de exposição e comércio que está sendo realizado na FIP, em parceria com a Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais (Abapo) de sexta-feira, 18, a domingo, 20. Há também estandes com doces, bolsas, roupas infantis, decorações gerais e de jardinagem, artesanato e frutos exóticos.
José Carlos Budny, de Içara, no Sul do estado, mais uma vez se faz presente na FIP Flowers. O orquidófilo profissional novamente venceu o concurso de orquídeas da espécie Cattleya labiata (típica desta época do ano), assim como em edições anteriores. “Temos quatro plantas com troféus, e uma foi campeã da exposição”, destaca. A expectativa é de movimento semelhante à edição de novembro de 2021, com vendas em alta.
Já são 28 anos trabalhando com orquídeas, e já é um veteranos nos eventos do tipo, participando de vários deles em todo o estado. A pandemia trouxe um hiato nas exposições, mas as vendas em Içara, no Orquidário Budny, chegaram a aumentar.
“Sempre nos preocupamos muito com a qualidade, nossas plantas são frequentemente premiadas. As orquídeas ajudam a natureza e ajudam as pessoas enquanto terapia. Acho que as pessoas se interesssam justamente por isto. Faz bem para o próprio ser humano, é algo que distrai, é algo bom, uma ocupação a mais. Ver a planta florir, os botões, cultivar.”
A orquídea Cattleya labiata é uma espécie tipicamente brasileira, originária do nordeste, principalmente de estados como Pernambuco e Alagoas. No entanto, tem boa adaptação na região sul do país. Suas principais variações são em violeta e branco. Foi descoberta cientificamente em 1818 pelo inglês William Swainson durante uma expedição.
Rafael de Souza vem a FIP Flowers para expor seus impressionantes bonsais. O bonsai é uma técnica de cultivo datada desde o o século VII a. C., com os chineses. Ela consiste no cultivo de árvores em pequenos vasos específicos, com um muito cuidadoso trabalho de adubação, solo, água e poda.
O blumenauense vive do bonsai há cerca de seis anos, mas o tem como hobby há muito mais, com muita dedicação. Ele conta a história do seu interesse pela técnica citando uma cena que lhe foi marcante, do filme Karate Kid, na qual o mestre Miyagi explica sobre o bonsai ao discípulo Daniel LaRusso.
E o primeiro propósito do bonsai para Souza foi o controle da ansiedade, e foi desta forma que surgiu seu negócio: o Bonsai Terapia, que vende plantas legítimas, adubos especiais e oferece total acompanhamento ao cliente. Há suporte até mesmo pelo WhatsApp para que o cliente consiga ter sucesso na técnica e tirar todas as suas dúvidas já após a compra, com a planta em casa.
“Sem observação, não se consegue cultivar muita coisa. E quando você desenvolve esta observação, daqui a um ano, você entende sua planta só olhando. Se está precisando de uma água, por exemplo, só de olhar já se sabe”, explica Souza. Entre seus principais espécimes no evento, estão um cambuí de 75 anos e uma aceroleira de 55, e plantas já com frutos.
O presidente da Abapo, Pedro Lazerini, relata que associações de toda a região estão presentes na FIP Flowers. A expectativa é de mais uma edição de sucesso. “É muito forte no sábado e no domingo. Em novembro, quase não dava para se mexer aqui dentro. Os produtores de orquídeas já quase não tinham plantas para vender.”
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube