Fischer e Univali assinam convênio para construção de casas populares na região de Itajaí
Projeto será apresentado para prefeituras dos municípios interessados na tecnologia com baixo custo
Projeto será apresentado para prefeituras dos municípios interessados na tecnologia com baixo custo
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Irmãos Fischer S.A. Indústria e Comércio assinaram na tarde desta terça-feira, 9, o convênio de cooperação técnica que vai viabilizar a construção de casas populares a baixo custo nos municípios da região de Itajaí.
A Univali, por meio do Escritório Técnico de Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores (Etau), foi responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico. A tecnologia será aplicada ao sistema construtivo modular da Fischer, que utiliza painéis pré-moldados em aço. As casas serão geminadas e terão cerca de 50 metros quadrados.
Para o desenvolvimento do projeto foram levados em consideração itens como qualidade espacial, conforto termoacústico, luminosidade, estética e funcionalidade.
“A ideia é que o processo de montagem da casa modular seja mais rápido, econômico e sustentável, já que neste sistema não é necessário o uso de materiais como cimento, tijolos, argamassa e água. Existe uma grande demanda dos municípios para este modelo de moradia e a principal vantagem do sistema é o tempo de conclusão, já que as casas podem ficar prontas em apenas quatro dias”, explica o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali, professor Carlos Alberto Barbosa de Souza.
Após a assinatura do convênio nesta terça-feira o projeto já está apto para ser apresentado às prefeituras dos municípios interessados na tecnologia construtiva.
“Iniciamos este projeto há cerca de dois anos e hoje finalizamos a última etapa para que possamos de fato viabilizar este trabalho que tem um grande impacto social. Estamos muito felizes com o resultado desta parceria e certos de que a união da academia, do poder público e da iniciativa privada contribuirá para a qualidade de vida da comunidade da região. Nosso corpo técnico segue à disposição para que a efetiva construção das casas aconteça o mais breve possível”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: