X
X

Buscar

Flamengo é o clube com maior número de curtidas entre os usuários de Brusque no Facebook

O segundo colocado no município é o Corinthians. Já os times catarinenses têm poucos 'likes'

Se o desempenho do Flamengo não está lá aquelas coisas no Brasileirão, ao menos em Brusque o Rubro-Negro da Gávea lidera. A página oficial da equipe carioca é a mais curtida na rede social Facebook, de acordo com uma lista elaborada por um grupo de pesquisadores da Califórnia e mapeada pelo site globoesporte.com. Os responsáveis pela publicação da lista levaram em consideração os ‘likes’ de 43 times brasileiros – todos os presentes na série A do Brasileirão, grande parte das equipes da B e mais os tradicionais Asa, América de Natal, Campinense, CSA, Fortaleza, Guarani, Remo, Portuguesa, Treze e Vila Nova.

A lista aponta ainda que o segundo colocado no município é o Corinthians. Enquanto o Fla garfa 25,9% dos likes, o Timão vem na vice-liderança com 17% (confira os dez times mais curtidos pelos brusquenses no destaque). Já o Vasco, rival direto do Fla, aparece apenas na sexta colocação com 6,3% de adesão na rede social.


Amor a distância

Os mais de mil quilômetros de distância por terra entre Brusque e Rio de Janeiro não separaram o amor pelo Flamengo. Tanto que a cidade abriga um núcleo da torcida rubro-negra oficialmente. A Fla-Brusque é considerada uma embaixada da equipe carioca dentro do município. O grupo já recebeu, inclusive, a visita de figuras ilustres para os apaixonados pelo clube, como o próprio Zico.

Nomeado embaixador do Flamengo em Brusque, o empresário Fábio Krieger explica que a torcida pelo clube é histórica na cidade. “Brusque sempre preferiu os times do Rio de Janeiro. É lógico que, pelo Flamengo ser o clube com maior torcida no país, não poderia ser diferente dentro da cidade”, afirma.

Sobre a atual situação do clube, que vem caindo de produtividade nas últimas rodadas do Brasileirão, Krieger afirma que a situação poderia estar bem melhor. “É o clube com maior arrecadação do Brasil e muito forte em termos de torcida, mas precisa melhorar sua estrutura. Para isso precisa ainda de uma administração séria”, afirma.

O embaixador do Fla também opinou sobre a Primeira Liga e o Campeonato Carioca. “A Primeira Liga vai melhorar muito e fortalecer os clubes em termos de arrecadação. O estadual só dá prejuízos para os clubes”, afirma.


Catarinenses em baixa

A pesquisa revela também que existem oito clubes acima do primeiro catarinense a surgir na lista de mais curtidos. O Figueirense é o nono colocado e mais curtido entre os times do estado para Brusque (apenas 2,3% do total). Depois do Furacão, o Joinville aparece em 12º. Este dado escancara uma baixa simpatia dos torcedores do município para equipes do próprio estado, já que muitos não consideram estes clubes sequer como ‘o segundo time do coração’. Nada impede que alguém que curta a página de um clube faça o mesmo com outros clubes os quais também se interessa. O Brusque Futebol Clube não está listado.

Segundo o jornalista Rodrigo Ferreira de Melo e Silva, que fez uma pesquisa científica sobre a preferência dos catarinenses por clubes de fora do estado, a história começou no rádio. “Entre os anos de 1960 e 1970, a principal referência do público de Santa Catarina em termos de futebol era o rádio. Acontece que a maioria das transmissões eram de equipes como Flamengo, Corinthians e Vasco. Além disso, foi um período de pouca expressividade dos clubes catarinenses no cenário nacional, e isso tudo colaborou para o aumento das torcidas do eixo Rio-São Paulo em Santa Catarina”, diz.

Silva afirma ainda que, antes mesmo do futebol se tornar um esporte tradicional no Brasil, moradores do Vale do Itajaí já conheciam os clubes do Rio de Janeiro. “No início do século XX a prática esportiva mais popular era o remo, e em Itajaí era comum a visita das equipes náuticas de Botafogo, Vasco e Flamengo”, diz.


Guabiruba e Botuverá

Nos municípios vizinhos a Brusque, pouca coisa muda. Em Guabiruba, os primeiros três colocados são os mesmos, mas em quarto aparece o Vasco no lugar do Grêmio, com o time tricolor na quarta posição. O Santos troca de posições com o Internacional. Já em Botuverá surge um movimento maior de interessados nos clubes catarinenses: Figueirense está em sétimo e Avaí em nono colocado, tirando Fluminense dos dez primeiros colocados e empurrando o Santos para a décima posição.