X
X

Buscar

FME Brusque divulga calendário de competições 2019 com novos eventos

Municipais de voleibol, handebol e bolão são novas atrações no esporte de participação

O esporte brusquense terá novas atrações em 2019. Na noite desta quarta-feira, 19, em evento realizado no auditório da Arena Brusque, representantes da Fundação Municipal de Esportes (FME) divulgaram o calendário de competições de participação para o próximo ano. Ao menos três novas competições estão agendadas para a próxima temporada.

As novidades ficam por conta dos Campeonatos Municipais de Voleibol, Handebol e Bolão. A FME volta a ter atividades no dia 21 de janeiro, quando já realiza a primeira reunião, referente ao Torneio de Verão de Futsal – organizado pela Associação Desportiva Vale do Itajaí (Adevi), mas apoiado pela FME.

O torneio abre o calendário de competições, entre os dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro. Assim como foi em 2018, o evento que encerra o ano será o Municipal de Bocha Vale Tudo em Trio, em dezembro. Estiveram presentes na reunião, além dos representantes da FME, diversos dirigentes de entidades esportivas de Brusque.

Segundo o diretor de esportes de participação, Eduardo Gohr, as competições que passaram a figurar no calendário de FME na próxima temporada já estavam planejadas há mais tempo. “Foram competições já realizadas em outros anos, mas que recentemente não faziam mais parte do nosso calendário, e agora retornam. E, de forma estratégica, estes eventos ocorrem logo antes da realização dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs), até para que as equipes se sintam mais incentivadas a dar continuidade participando também da competição”.

O calendário da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) também foi lançado, e foi baseada neste documento que a FME conseguiu organizar suas datas. Mas, conforme explica Gohr, há chances de que possa ser alterado. “É um momento atípico porque estamos passando por mudança de governo estadual. Por experiência, sei que geralmente o novo governo efetua mudanças no calendário. Porém decidimos fazer nossa agenda, mesmo assim, até para que os participantes possam se programar. Esperamos que não sofra tantas alterações e possamos manter as datas que estamos estipulando”.

Superintendente da FME, Olavo Larangeira aproveitou a presença dos representantes de associações para firmar compromissos em 2019. “Nós temos que nos unir mais, e assim poderemos ter um futuro melhor. Vamos brigar pelo nosso espaço e por mais recursos, por meio de leis de incentivo, projetos e a criação de um Fundo Municipal do Esporte”.

Larangeira explicou, porém, que sua permanência na administração da FME depende de decisões do governo estadual. “Eu sou servidor público estadual cedido para atender a Prefeitura de Brusque. Se o novo governo acreditar que eu preciso retornar, não terei como permanecer, mas é minha vontade seguir lutando pelo esporte brusquense”.