X
X

Buscar

Fogo simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina é aceso em Brusque

Competição será realizada em Caçador nesta edição; O Município é homenageado

Assim como manda a tradição, a chama da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi acesa em Brusque, o berço da competição, na noite desta quinta-feira, 30. O fogo que simboliza o início da principal competição esportiva do estado agora viaja até Caçador, no Oeste, o palco desta edição do evento. A competição será realizada entre 6 e 16 de setembro.

Criado em 1960 após cerca de três anos de reuniões no escritório de Arthur Schlösser, os Jasc tiveram sua primeira edição em Brusque, e por isso o acendimento do fogo é sempre no município. O evento foi criado pelo também brusquense Rubens Fachini, histórico entusiasta do esporte catarinense.

A cerimônia foi organizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME), com apoio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, como o prefeito Jonas Paegle; o vice-prefeito Ari Vequi; o prefeito de Caçador Saulo Sperotto; o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky; e a presidente da Fesporte, Natalia Petry.

“É um orgulho estar na cidade onde tudo nasceu participando de uma cerimônia desta importância. Brusque está de parabéns”, afirmou Natalia. Sobre a possibilidade de Brusque sediar a edição em 2020, a presidente da entidade não soube precisar. “Existem cinco municípios pleiteando esta vaga e o conselho está analisando”.

O acendimento foi realizado na frente da Arena, na área externa, e os espectadores puderam conhecer o Memorial dos Jasc, um acervo repleto de itens que marcam a história da competição. Segundo o superintendente da FME, Olavo Larangeira, a tradição foi preservada. “Brusque se sente coroada por receber mais uma vez essa cerimônia, um momento marcante que simboliza todo o pioneirismo e força da cidade no esporte”.

Os Jasc desta edição contarão com 121 municípios, o maior número já registrado na história da competição. Para o prefeito de Caçador, será um momento ímpar. “É uma grande festa. Caçador estará de braços abertos esperando atletas e visitantes. Tivemos que contar com ajuda de associações e outros parceiros para conseguir alojar a todos, somente as escolas não teriam capacidade. O clima esportivo está grande por lá”.

O Município é homenageado
Durante a cerimônia, o jornal O Município foi homenageado pelos anos de cobertura dos Jasc, incluindo a histórica publicação dos resultados da primeira edição do evento, em 1960. O diretor do jornal, Claudio José Schlindwein, recebeu o troféu de honra ao mérito em nome da empresa. “O jornal está lisonjeado pela homenagem e sente-se parte deste evento por ter registrado em suas páginas a certidão de nascimento dos Jasc e seus primeiros frutos”.

Nota publicada na edição de 17 de setembro de 1960 do Município, registrando primeiros Jasc. Foto: Arquivo O Município

Outros comendadores do esporte e também ex-atletas receberam o troféu de honra ao mérito das mãos das autoridades. Os nomes de Arthur Schlösser e Rubens Fachini foram bastante lembrados nos discursos. Ao fim da cerimônia, os espectadores, homenageados e autoridades visitaram o Memorial dos Jasc.