Fonplata: comissão do Senado autoriza empréstimo de 30 milhões de dólares para Brusque
Aprovação do empréstimo vai ao plenário do Senado em regime de urgência
Aprovação do empréstimo vai ao plenário do Senado em regime de urgência
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, 2, autorização para que Brusque contrate um empréstimo externo de 30 milhões de dólares junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
A operação de crédito é destinada ao financiamento do programa Brusque 2030. A solicitação foi encaminhada pela Presidência da República e relatada na comissão pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). O texto segue ao plenário em regime de urgência.
Segundo a Prefeitura de Brusque, o rito processual prevê somente a leitura no plenário. Após isso, ocorre a assinatura do contrato com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), trâmite estimado em 15 dias para ser concluído e então ser iniciada efetivamente a liberação dos recursos.
Brusque 2030 é um programa de desenvolvimento urbano que visa aprimorar a infraestrutura, a mobilidade e o saneamento da cidade. Algumas metas do planejamento são reduzir o volume de enchentes no município e diminuir o tráfego de veículos pesados na área central, por exemplo.
O Fonplata apoia o desenvolvimento sustentável da região que compreende a Bacia do Prata. Com o início das operações em 1977, o fundo financeiro é composto pelos cinco países banhados pela bacia hidrográfica: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.