X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Formando cidadãos pelo tênis

Com unidade em Brusque, Escola Guga expande atendimento para crianças a partir de três anos

Além de ser importante para o desenvolvimento motor das crianças, o esporte é uma das mais eficientes ferramentas de transformação social. Pensando na importância da prática esportiva desde a mais tenra idade, a Escola Guga de tênis, que conta com unidade em Brusque, expandiu o atendimento para crianças a partir dos três anos – até então, o trabalho era realizado com aspirantes a tenistas a partir dos cinco anos.

A iniciativa é pioneira no Brasil. Por meio de equipamentos adaptados para os pequenos e atividades lúdicas, foi possível elaborar um método de trabalho que proporciona a iniciação esportiva de crianças ainda no início de suas formações. A Escola Guga de Brusque já está com as matrículas abertas para a mais nova categoria de pequenos tenistas, bem como para todas as idades.

Conforme explica Artur Klann, diretor da unidade brusquense, as atividades voltadas para crianças de três anos são diferenciadas e visam o despertar de algumas habilidades úteis para a prática do tênis.

Segundo Klann, são atividades que remetem ao tênis para que a modalidade seja descoberta e desbravada aos poucos pelos pequenos. “Quando ele menos perceber, estará jogando tênis, com o material apropriado. Além disso vamos trabalhar a confiança, a tomada de decisões e a coordenação motora dos alunos”.

A parte social, que envolve fazer novas amizades, respeitar as pessoas e tornar-se um cidadão repleto de bons valores também é desenvolvida com a prática do tênis. “É um esporte individual, mas que também ajuda a moldar o convívio social do atleta”, explica Klann.

Desligando da tecnologia

Um dos grandes problemas dos pais do século 21 é a era digital, que trouxe consigo uma legião de crianças envoltas de tecnologia e gadgets – como smartphones, tablets e notebooks. O tênis também é uma eficiente maneira de desenvolver no jovem o interesse pelo mundo real, desligando-se do virtual.

Klann revela que essa é uma das maiores preocupações de pais de alunos, principalmente no ato da matrícula. “Eles falam que seus filhos não saem do celular, do videogame.

Trazem para o tênis justamente para que eles tenham uma atividade física e um convívio com outras pessoas”. Ele diz ainda que, com o passar do tempo e a dedicação ao esporte, há uma tendência natural de desprendimento da tecnologia. “Depois que pega o gosto, eles entendem que precisam de dedicação, e vão equilibrando mais esse uso de equipamentos eletrônicos”.

A Escola Guga trabalha com crianças, jovens e adultos, e, além da iniciação esportiva, há também a possibilidade de buscar um maior rendimento. “Hoje temos um grupo de umas cinco crianças que já se destacam, competem em torneios e têm resultados excelentes. Isso é importante porque gera um reflexo nos demais alunos, que buscam também alcançar estes resultados”.

Beach tennis: sucesso em Brusque

Brusque está entre as três principais cidades na prática de beach tennis em Santa Catarina, e a Escola Guga de tênis proporciona não somente a possibilidade de conhecer o esporte, mas uma metodologia específica que ajuda o atleta a se desenvolver. “Nós preparamos as aulas, compreendendo a atual condição do aluno e também levando em consideração o que é preciso trabalhar para evoluir na modalidade”, diz Klann.
O empresário explica também os motivos da grande ascensão do esporte em um período curto de tempo. “Ele é um esporte democrático. Você encontra pai jogando com filho, esposa com marido, mais velho com mais novo. Além disso é praticado em um ambiente de praia, agradável, e que vem atraindo cada vez mais adeptos”.

47 3354-3145
Avenida Duque de Caxias, 270, Jardim Maluche