Além de ser importante para o desenvolvimento motor das crianças, o esporte é uma das mais eficientes ferramentas de transformação social. Pensando na importância da prática esportiva desde a mais tenra idade, a Escola Guga de tênis, que conta com unidade em Brusque, expandiu o atendimento para crianças a partir dos três anos – até então, o trabalho era realizado com aspirantes a tenistas a partir dos cinco anos.
A iniciativa é pioneira no Brasil. Por meio de equipamentos adaptados para os pequenos e atividades lúdicas, foi possível elaborar um método de trabalho que proporciona a iniciação esportiva de crianças ainda no início de suas formações. A Escola Guga de Brusque já está com as matrículas abertas para a mais nova categoria de pequenos tenistas, bem como para todas as idades.
Conforme explica Artur Klann, diretor da unidade brusquense, as atividades voltadas para crianças de três anos são diferenciadas e visam o despertar de algumas habilidades úteis para a prática do tênis.
Segundo Klann, são atividades que remetem ao tênis para que a modalidade seja descoberta e desbravada aos poucos pelos pequenos. “Quando ele menos perceber, estará jogando tênis, com o material apropriado. Além disso vamos trabalhar a confiança, a tomada de decisões e a coordenação motora dos alunos”.
A parte social, que envolve fazer novas amizades, respeitar as pessoas e tornar-se um cidadão repleto de bons valores também é desenvolvida com a prática do tênis. “É um esporte individual, mas que também ajuda a moldar o convívio social do atleta”, explica Klann.