Fórum discute formas de melhorar processos nas empresas, em Brusque
Evento é baseado em filosofia Lean - focada em melhorias e resolução de problemas de forma sistemática
Evento é baseado em filosofia Lean - focada em melhorias e resolução de problemas de forma sistemática
Foi realizado nesta quinta-feira, 6, a terceira edição do Fórum Discuta Lean, evento cujo objetivo é difundir práticas de sucesso de diversas empresas, inspiradas na filosofia Lean – que é baseada na construção de um modelo empresarial em que os processos para melhorias sejam intermitentes.
Nesta edição do evento, segundo a organização, foram realizadas 22 palestras, que atraíram um público de 450 participantes.
Um dos organizadores, o professor Daniel Lorenzon, da Uniasselvi/Assevim, destaca que os participantes puderam trocar experiências, assistir palestras e ouvir as histórias que os palestrantes trouxeram.
“O balanço de hoje é muito positivo. Em 2015 a gente teve 150 pessoas, em 216 foram 300. O evento foi ganhando grandes dimensões e a gente pôde manter a qualidade das palestras”, afirma Lorenzon. “Isso mostra que aqui na região tem muita empresa querendo melhorar os seus processos”.
Sammy Obara, um dos palestrantes, perguntou aos presentes quando suas empresas iriam falir. Segundo Lorenzon, o questionamento provocou a plateia a pensar no que as empresas podem melhorar antes de entrarem em uma situação difícil.
Um exemplo citado foi a Kodak, que produzia máquinas fotográficas analógicas e padeceu quando as digitais começaram a se popularizar.
“A pergunta é: quando que a sua empresa vai começar a inovar, a melhorar os seus processos, até não ser uma nova Kodak”, diz o organizador.
Avaliação
O palestrante Anderson Silva, da empresa, Ingersoll-Rand, veio do Paraná para compartilhar experiências em Brusque. Ele afirma que um dos diferenciais do evento foi a grande diversidade de temas, empresas e áreas de conhecimento.
“Isso ajuda neste fomento do conceito da filosofia Lean. Em Santa Catarina o público está na vanguarda em termos de Lean”, diz.
Para o palestrante, “um evento como este é uma oportunidade de fortalecer este processo. É uma oportunidade de inspirar outras pessoas a manter o foco. Para continuar tem que ter determinação, uma postura muito pró-ativa da companhia para sustentar todo o processo”, conclui.