X
X

Buscar

Fórum discute otimização empresarial e industrial em Brusque

Evento será realizado nesta sexta-feira, 12, na Sociedade Santos Dumont

O Fórum Discuta Lean será realizado nesta sexta-feira, 12, na Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont, com 20 palestrantes que debatem a chamada filosofia lean de gestão empresarial. O foco é a otimização industrial, eliminando desperdícios e elementos desnecessários na produção. O evento começa às 8h e vai até 18h.

Além das palestras, que serão simultâneas, serão realizados também os lançamentos do livro Discuta Lean e da Associação Brasileira de Soluções em Manufatura Avançada e Serviços (Abrase). O livro contém artigos de mais de 30 autores, todos palestrantes das edições anteriores do evento.

Veja também: 
Após romper com consórcio responsável por duplicação da Antônio Heil, governo estuda realizar nova licitação

Famoso nas redes sociais, prefeito de Colatina palestrará em Brusque

Justiça ordena que Prefeitura de Brusque realize o tombamento do Casarão Dom Joaquim 

 

“Haverá também um espaço para networking e troca de experiências com mais de 200 empresas que vêm a Brusque em busca de referência para a formação de equipes e implantação do lean”, explica o professor Joziel Corrêa, um dos organizadores do fórum.

“Notamos um vazio na região Sul sobre o tema, pesquisas que realizamos apontaram baixo índice de produtividade no Brasil em relação a outros países. Ao abrir essa porta em Brusque atendeu nossa participação na universidade local e as inúmeras oportunidades que empresas da região tem ainda para buscarem cada vez mais fazer mais com menos”.

Lean

O termo “lean” vem do inglês, e significa “magro”, “esbelto”. A filosofia consiste em evitar desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário e defeitos. A ideia básica é a otimização e a rapidez na produção sem perda de qualidade. O lean, ou “manufatura enxuta”, implica ainda na reflexão e no replanejamento de liderança, gestão e desenvolvimento de pessoas.
É a continuação do chamado Toyotismo, sistema de produção da indústria automobilística japonesa Toyota entre 1947 e 1975. Termos como “melhoria contínua” e “jornada enxuta” são associados ao lean.

Veja também:
Justiça absolve Samae e ex-diretor de acusação de improbidade

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Reportagem especial: O pouco tempo de uma vida que mal começou

Atualmente, a ideia é discutida dentro da chamada Quarta Revolução Industrial. “É o momento que o mundo vive um novo caminho para inovar e empreender em conexão, com mais uso de informação para a aplicação de inteligência artificial nas processo das organizações”, define Corrêa.

Inscrições e programação
Inscrições individuais e de grupos podem ser feitas por meio do site discutalean.org. O preço atual da inscrição individual é R$ 590. Professores possuem desconto de 10% informando a profissão no ato da inscrição.
A programação pode ser acessada clicando aqui.