Fórum internacional da cadeia têxtil é lançado em Brusque
Evento acontecerá em novembro e deve reunir representantes de sete países no município
Evento acontecerá em novembro e deve reunir representantes de sete países no município
Foi realizado na noite de quarta-feira, 27, no espaço anexo ao Restaurante Vô João, no Clube Paysandu, o lançamento do Clustex – 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Leia também: Projeto prevê envio de alerta a clientes por SMS após compras com cartões de crédito
O evento é uma realização da Federação das Ampes de Santa Catarina (Fampesc) em parceria com a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr) e o Sebrae-SC e deve reunir representantes do Peru, Equador, Colômbia, Argentina, Paraguai, México e de países do Caribe, além de representantes de diversas partes do Brasil.
O Fórum Internacional foi criado no Peru, no ano passado, e tem como objetivo estreitar laços econômicos, a fim de fortalecer as economias, expandir o leque tecnológico e trocar experiências. A ideia é reunir empresários e entidades dos países participantes para apresentar e debater temas relacionados ao setor têxtil e, ainda, maximizar as relações comerciais e tecnológicas em um âmbito de escala internacional.
O presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, afirma que o evento será uma grande vitrine de Brusque para o país. “A ideia central do evento é trocar informações e possibilitar a exportação dos nossos produtos e também fortalecer a importação da matéria-prima, como o algodão do Peru, que tem uma excelente qualidade”, diz.
O evento, que acontecerá simultaneamente com o Preview de Inverno da AmpeBr, terá palestras com grandes nomes da cadeia têxtil, como Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (Abit); Enrico Cietta, consultor e especialista italiano; Valdemar Romero, do Peru e ainda Paulo Sérgio Suzart, conhecedor do tema Compliance. “Estamos fechando a programação e buscamos profissionais da Colômbia, Equador e Argentina”.
Toda a programação do Fórum Internacional será realizada no piso superior do pavilhão de eventos, onde será montado um auditório para as palestras e ainda terá o espaço para 70 estandes que mostrarão a produção têxtil da região. “Queremos ampliar esse evento não só para os empresários, mas também para as universidades. É um fórum de negócios muito importante e estamos muito felizes em poder realizá-lo”.
O diretor executivo da Fampesc, Márcio de Oliveira, afirma que quando foi lançada a ideia de realizar a segunda edição do evento no Brasil, logo se pensou em Brusque. “O foco da federação é o fortalecimento das Ampes, então, ter a oportunidade de sediar um evento desse tamanho, que reunirá representantes de sete países, para nós, é uma alegria e trará grandes resultados para as empresas da região”.
Ele afirma que neste momento da economia, é importante que a cadeia têxtil da região pense na exportação como alternativa. “O Brasil sempre tem como meta a exportação, e agora com o câmbio favorável e a economia desacelerada no Brasil, é uma porta que se abre para que as empresas melhorem seus resultados”.
Cluster industrial
Cluster industrial é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem o mesmo local. Elas colaboram entre si, e assim, tornam-se mais eficientes.
Serviço
Clustex – 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano
entre os dias 8, 9 e 10 de novembro de 2016, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque
Mais informações: (47) 3351-3811.