Fórum Sindical apresenta solicitações de melhorias na área da saúde em Brusque
Sugestões foram entregues à vereadora Marlina de Oliveira (PT), presidente da Comissão Especial de Saúde
O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical) solicita melhorias na área de Saúde Pública de Brusque. Em um ofício, entregue à vereadora presidente da Comissão Especial de Saúde na Câmara de Brusque, Marlina Oliveira (PT), é solicitada a implementação de um prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) além da divulgação da lista de medicamentos.
Como justificativa para solicitação, o Fórum Sindical alega que a ação otimizaria os processos e a qualidade de atendimento nas unidades de saúde.
“O Prontuário Eletrônico é uma tecnologia que permite o registro e o armazenamento das informações dos pacientes de forma digital. Com o Prontuário Eletrônico, é possível registrar o histórico clínico, dados sobre consultas, resultados de exames e condutas adotadas em relação à saúde de cada indivíduo”, aponta.
Benefícios
O documento ainda afirma que a versão digital do prontuário poderá trazer diversos benefícios para a gestão da saúde pública, como um acesso mais rápido e facilitado às informações dos pacientes, o que pode levar a um atendimento mais eficiente e eficaz.
Além disso, também aponta o compartilhamento de dados entre os profissionais de saúde de forma segura e ágil, com o objetivo de evitar as redundâncias e promovendo uma visão integrada do paciente, reduzindo o uso de papel e otimizando os processos administrativos.
Outro fator apontado no documento é a segurança e melhoria na qualidade do atendimento com a padronização e organização dos dados, que podem facilitar na tomada de decisões e evitar erros.
“Acreditamos que a implementação do Prontuário Eletrônico nas UBS de Brusque contribuirá para uma atendimento mais eficiente e humanizado aos trabalhadores e à população em geral”, salienta.
Medicamentos disponíveis
O documento também apresenta uma segunda sugestão para que seja divulgada uma lista de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde.
“Sugerimos que seja amplamente divulgada para população, para que haja uma compreensão e conhecimento geral de que ao apresentar receita médica, é possível receber estes medicamentos da lista de forma gratuita”.
O Fórum defende que a informação sobre os medicamentos disponíveis é de extrema importância para que os usuários tenham conhecimento e possam realizar os tratamentos de forma adequada. O documento ainda cita que a divulgação poderia ocorrer em forma de cartazes, painéis informativos, no site da prefeitura, nas redes sociais e em outros meios de comunicação, visando a informação clara e acessível.
Por fim, o Fórum Sindical afirmou que está disposto para colaborar com a Comissão Especial de Saúde apresentando sugestões, informações adicionais e contribuindo com experiência nas discussões sobre a área da saúde no município.
Veja agora mesmo!
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: