X
X

Buscar

Fotógrafo que percorreu 17 países em um Fusca lançará livro em Brusque

Quem comprar a obra participará do sorteio de um Fusca

O livro “A vida cabe em um Fusca”, de Nauro Júnior, tem lançamento marcado para esta quinta-feira, 25, a partir das 17h no Boteco do Bolinho, em Brusque.

A obra descreve as viagens do autor pela Europa, América Latina e até Antártida a bordo de um Fusca 68. “Percebi que desde as memórias remotas de infância até os grandes desafios que vivi nas estradas do mundo, o Fusca sempre me ensinou o caminho”, destaca.

O livro foi lançado em novembro de 2022 e dez dias depois já alcançava as duas listas de ouro dos mais vendidos do país. A obra ocupou a 17ª posição da lista da Veja e 8º lugar na Nielsen-PublishNews de autores nacionais no segmento não-ficção.

Divulgação

Lançamento fora do país

Além de diversas cidades brasileiras como Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Campinas e Curitiba, o livro também teve eventos de lançamento com a presença de autor fora do país.

Em janeiro, as cidades portuguesas de Lisboa e Porto, onde o livro está à venda me livrarias locais.

Sorteio de um Fusca

Dois sorteios marcam a passagem de Nauro Júnior em Brusque nesta quinta-feira, 25. O primeiro deles será realizado no Boteco do Bolinho durante o evento de lançamento do livro na presença do autor. Quem estiver presente concorrerá a um exemplar de “A vida cabe em um Fusca”.

Já o segundo sorteio é um pouco diferente. Nauro Júnior é colecionador de Fuscas e decidiu sortear uma de suas relíquias entre os compradores da primeira edição de seu livro.

Ao efetuar a compra, o leitor receberá um marcador de páginas numerado onde consta o regulamento para se credenciar ao sorteio do Fusca Pomelo, como foi batizado o VW ano 1968 que foi restaurado. Esse sorteio será no dia 22 de junho de 2023 – Dia Mundial do Fusca – entre os leitores que efetuarem a compra da obra e seguirem o regulamento.

Interatividade através de QRCodes

Com o objetivo de tornar a experiência mais interativa, o livro dispõe de seis QR Codes nas páginas finais. Eles dão acesso a vídeos onde o leitor poderá assistir a alguns dos momentos descritos.

Situações como a descoberta de ossos de baleia durante a travessia pela maior praia do mundo – entre Rio Grande e a Barra do Chuí, ou as imagens do Fusca deslizando pelo Salar de Uyuni, na Bolívia estão entre os grandes momentos do livro.

Trajetória do autor

Nauro Júnior é fotojornalista e fez sua estreia na literatura em 2009 com o livro-reportagem “A noite que não acabou” em parceria com o jornalista Eduardo Cecconi.

Em 2012 lançou seu primeiro livro solo, o romance “Náufrago de um mar doce”. No ano seguinte foi a vez da fotografia com “Pelotas em imagens” e na sequência alçou voo na poesia com “Andanças imaginárias”, ilustrado pela filha Sofia.

Em 2015 novamente a fotografia foi o centro de seu trabalho com o livro “Laranjal em Imagens”. A Expedição Fuscamérica é um projeto autoral do fotógrafo gaúcho, com um vasto acervo de fotos publicadas nos principais veículos nacionais e estrangeiros. É formado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Sobre a Expedição Fuscamérica

A Expedição Fuscamérica nasceu em 2013, inicialmente como uma imersão na América do Sul a bordo de um Fusca ano 1968 apelidado carinhosamente de Segundinho. A história por trás do carro e de seu proprietário tem inúmeras riquezas e peculiaridades. Uma delas é que o VW foi trocado por um iPhone.

Além da América do Sul, o Segundinho rodou pela Rússia durante a Copa do Mundo de 2018 e sua presença está perpetuada no Filme Oficial da FIFA daquela edição.

Depois dessa epopeia, cruzou dez países da Europa até embarcar de volta para casa no porto de Santander, na Espanha. O projeto é permanente e as incursões por diferentes culturas e fronteiras estão se transformando em um documentário.


“Meu maior sonho é ver ela brincando com outra criança”: mãe fala sobre desafios da maternidade atípica: