FOTOS – Casa Scharf, de Guabiruba, será transformada em museu
Ponto de leitura e depósito também serão instalados no local
Ponto de leitura e depósito também serão instalados no local
A casa enxaimel do bairro Aymoré, em Guabiruba, popularmente conhecida como Casa Scharf, foi comprada pela prefeitura. A edificação foi construída entre 1940 e 1945. O terreno de 557,64m² também conta com um galpão.
Localizada na rua Prefeito Carlos Boos, a casa possui uma sala, uma cozinha, quatro quartos, um banheiro, um sótão e área externa adjunta da casa (alvenaria). No local serão instalados museu, ponto de leitura e depósito
Além disso, o terreno adquirido possui um galpão de 60m², onde pretende-se utilizá-lo como depósito de itens de patrimônio público, de decorações utilizadas em eventos na cidade, entre outros.
A casa possui um total de 140m² e deve abrigar o Museu do Imigrante Alemão, um ponto de leitura da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel, além de ser um local para atividades culturais envolvendo oficina de língua-alemã, entre outras ações.
Para a compra, a prefeitura está investindo cerca de R$ 595 mil, parcelados em 12 vezes. O prefeito Valmir Zirke considera a aquisição é de grande importância para o município, tendo em vista os valores patrimonial e cultural em Guabiruba.
“Nós queremos manter a cultura dos alemães e italianos que fundaram nossa cidade. Já temos um museu italiano no Lageado Alto e agora queremos criar o alemão no bairro Aymoré. É mais um presente que Guabiruba recebe da administração municipal”, ressalta.
As obras de instalação estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2023. Conforme a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, ainda não foi elaborado o projeto para a utilização adequada e de acessibilidade do público na casa, tendo em vista o espaço que ainda sobra no terreno. “Estes serão os primeiros passos, inclusive para um estudo de restauro do patrimônio”.
Uma reunião está agendada para a próxima quarta-feira entre o poder público e a Associação Germânica de Guabiruba, que irá definir os primeiros passos de instalação e futuras atividades no novo local adquirido.