X
X

Buscar

Fotos de suásticas em Brusque levantam discussão sobre Nazismo no Vale

Uma foto publicada no grupo Curto Fotos Antigas de Brusque nesta segunda-feira, 12, originou diversas discussões, na internet, a respeito de indícios documentais da existência de simpatizantes do partido Nazista no município e no Vale do Itajaí. Segundo a publicação, trata-se de “uma provável reunião nazista no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. Algum […]

Uma foto publicada no grupo Curto Fotos Antigas de Brusque nesta segunda-feira, 12, originou diversas discussões, na internet, a respeito de indícios documentais da existência de simpatizantes do partido Nazista no município e no Vale do Itajaí.

Segundo a publicação, trata-se de “uma provável reunião nazista no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque.

Algum tempo atrás, inclusive, O Município publicou uma reportagem que trata de indícios da existência de células do partido nazista em Brusque, com base em relato de historiadores.

Em um dos comentários da publicação, a professora de história Jaqueline Kuhn, criadora do grupo, esclareceu que, na década de 1930, era natural que os alemães aqui residentes fossem adeptos ou simpatizantes da ideologia de Hitler.

Reiterou também que nas comemorações dos 75 anos da fundação do município, em 1935, uma suástica fazia parte da decoração festiva, em frente à prefeitura.

Seu relato, assim como de outros participantes, esclarece que a divulgação das fotos não se trata, portanto, de fazer apologia ao pensamento de Adolf Hitler, mas sim documentar um período histórico do município.